Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
O que acontece com a coluna durante o estirão de crescimento?

Você já ouviu falar em estirão de crescimento? Se ainda não, você vai entender melhor sobre o que se refere essa expressão muito utilizada por médicos, ao mencionarem o crescimento na fase da adolescência.

Ele se refere a uma das etapas de desenvolvimento corporal, que acontece, principalmente, durante a puberdade. Ou seja, na adolescência. Nesta fase, os hormônios estão “a todo o vapor” e desenvolvem seus papéis de maneira individual.

A interação de alguns hormônios, como é o caso dos gonadais e adrenais, juntamente com o hormônio do crescimento, acontece simultaneamente nessa etapa da vida e é fundamental para o chamado estirão do crescimento.

O que acontece na fase do estirão do crescimento?

Esta fase nada mais é do que uma etapa de crescimento em que o indivíduo adquire 20% da sua estatura final, isto é, da altura máxima que vai chegar na vida adulta.

O crescimento ocorre de forma variável para cada pessoa. Além de ser relativo para cada indivíduo, pode variar também de acordo com o sexo. Por exemplo: nos meninos, o estirão acontece na fase intermediária da adolescência, enquanto que nas meninas o estirão acontece já no início da puberdade.

É por isso que as meninas, a princípio, aparentam crescer “mais rápido” do que os meninos. As mudanças e interações dos hormônios responsáveis pelo crescimento ocorrem em tempos diferentes em cada organismo.

Cuidados importantes com a coluna

Agora que já falamos sobre o que é o estirão do crescimento e já temos uma noção de como ele ocorre, vamos falar sobre alguns cuidados que se deve tomar nessa fase para evitar problemas ao longo da vida.

Como foi dito, ao longo do estirão de crescimento se adquire cerca de 20% da altura final. Uma das estruturas que mais sofre alteração nessa etapa é a coluna.

Sendo assim, é de grande importância cuidar do desenvolvimento dessa estrutura para o crescimento saudável de qualquer ser humano. Isso porque é a coluna que garante todo o suporte para o corpo. Uma vez prejudicada, acaba trazendo outras complicações ao longo da vida.

A coluna sofre uma série de alterações durante o crescimento, portanto, é fundamental realizar uma avaliação e acompanhamento do seu desenvolvimento com um profissional durante esta fase. É importante identificar se tudo está como o esperado e, caso tenha alguma alteração inesperada, identificá-la logo no início.

Análise postural

Durante o estirão do crescimento, a coluna está mais suscetível a sofrer desarranjos e desvios, podendo desencadear problemas com mais facilidade, como a escoliose.

A análise postural serve justamente para avaliar esses fatores de risco, impedindo o desenvolvimento de um problema para o resto da vida adulta.

Além do acompanhamento durante o desenvolvimento da coluna do adolescente, ao sinal de qualquer alteração ou sintoma anormal na coluna, deve-se procurar imediatamente um médico ortopedista.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.