Agende V. Mariana Agende Faria Lima
3 doenças tratadas através da microfisioterapia

O principal método terapêutico utilizado na medicina ocidental é o medicamento sintético. No entanto, apesar de serem eficazes na maioria dos casos, eles podem ser agressivos ao organismo e causar uma série de efeitos colaterais. Devido a esse fato, somado à importância cada vez maior dada à saúde, principalmente pelo aumento da expectativa de vida, métodos terapêuticos não convencionais vêm ganhando espaço. Este é o caso da microfisioterapia.

Trata-se de uma alternativa terapêutica que se insere no mesmo contexto da osteopatia, terapia que se utiliza de métodos não invasivos para curar os sintomas e as doenças em si. O método promove a estimulação do próprio organismo, uma vez que acredita que o próprio corpo é capaz de criar os “medicamentos” necessários à cura.

A terapia em questão se encaixa nesse contexto, pois utiliza toques para a estimulação do organismo. Tais toques são capazes de despertar a memória biológica e curar uma série de condições, sem a utilização de nenhum procedimento invasivo.

Mas quais são as doenças que essa terapia é capaz de tratar? Descubra neste post!

1) Doenças autoimunes

Essas doenças são caracterizadas pelo próprio sistema imunológico, responsável por proteger o organismo contra ameaças, mas que passa a atacar o próprio corpo. O lúpus, a artrite e a esclerose múltipla são exemplos dessa categoria e podem ser muito graves.

O grande benefício da utilização da microfisioterapia como tratamento reside no fortalecimento do sistema imunológico, que pode estabilizar ou mesmo fazer com que os sintomas regridam, além de não atrapalhar nenhum tratamento da medicina tradicional.

2) Doença psicossomática

Hoje, já está claro que corpo e mente não são entidades separadas, uma vez que distúrbios emocionais e mentais podem se refletir no organismo, como ocorre com a doença psicossomática. Tal distúrbio emocional gera sintomas físicos, como dores no peito, tensão muscular, crises de enxaqueca, sensação de falta de ar, prisão de ventre, dentre muitas outras sensações.

O tratamento, por meio da terapia alternativa em questão, é eficaz, pois vai além de cuidar dos sintomas: ele busca identificar a causa da doença, eliminando todo o trauma presente na memória das células que compõem o corpo.

3) Distúrbios psíquicos

Esse grupo de doenças atinge um número cada vez maior de pessoas, que acabam recorrendo a medicamentos altamente viciantes, com ação desconhecida e capazes de desenvolver uma série de efeitos colaterais.

Utilizando a técnica como tratamento é possível evitar, na medida do possível, o uso desses medicamentos. Isso é de especial importância. Além disso, deve ser considerado que esses distúrbios também atingem crianças e jovens, a exemplo da hiperatividade, dificuldade de concentração, ansiedade e depressão. Com a terapia alternativa, é possível interferir o mínimo possível no desenvolvimento dos mesmos.

Por fim, listar todas as doenças que podem ser tratadas por meio da microfisioterapia é uma tarefa bastante extensa, já que ela se aplica a diferentes tipos de patologias, tanto aquelas que se manifestam fisicamente, quanto psiquicamente.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Conheça melhor a clínica Osteopatia SP lendo mais artigos no nosso blog!