Saiba como a microfisioterapia atua no tratamento da fibromialgia

A fibromialgia é um processo doloroso em vários pontos do corpo e pode surgir a qualquer momento, causando bastante desconforto no paciente. Para entender a doença e tratar as suas causas, é preciso pensar no corpo como uma unidade única em que todas as funções são integradas. Por isso, a técnica de microfisioterapia é muito importante no tratamento desta condição. Saiba mais sobre como funciona esse procedimento.

O que é fibromialgia e quais são as causas da doença?

A fibromialgia caracteriza-se por dores intensas nos músculos e tecidos fibrosos. É uma doença que tem relação com estímulos que ocorrem no sistema nervoso. As dores podem surgir em qualquer parte do corpo e são mais recorrentes nas mulheres, a partir dos 30 anos. Existem alguns pontos mais sensíveis no corpo onde a dor geralmente é mais intensa, como os tendões e as articulações.

As causas da doença ainda são desconhecidas. No entanto, sabe-se que está relacionada com o estresse e a ansiedade, já que a serotonina é mais baixa no organismo dos pacientes que sofrem com esta condição.

O que é microfisioterapia?

A microfisioterapia é uma técnica terapêutica para encontrar a causa das patologias que acometem o paciente. Esse procedimento é um aliado no tratamento preventivo e curativo. Sendo assim, o paciente pode continuar recorrendo à medicina e à fisioterapia tradicionais, aliando a microfisioterapia ao tratamento. Além da patologia física, este procedimento também auxilia na cura do estado emocional – o que é essencial para o paciente que sofre com essa doença.

Essa técnica faz parte da osteopatia, uma técnica que leva em conta o corpo humano como um todo. É uma avaliação que permite restabelecer o funcionamento dos sistemas do corpo, para que ele atinja seu equilíbrio. O tratamento da osteopatia envolve a utilização de técnicas manuais para aliviar problemas musculares, viscerais, cranianos, nervosos, entre outros.

O tratamento da fibromialgia

Esse tipo de terapia é indicado para tratamento de dores, sendo, portanto, ideal para os pacientes que sofrem com essa condição. Essa técnica busca tratar a causa da doença e não apenas o sintoma da dor. Além disso, permite uma recuperação das lesões no organismo que está sofrendo por esse processo patológico.

Por meio da localização do que causa o problema no paciente, é realizada uma sessão de tratamento por meio da micropalpação, ou seja, uma terapia realizada com as mãos. Essa técnica é muito útil para estimular o sistema imunológico e fortalecer o organismo, pois é como se o corpo percebesse que a cura depende do fortalecimento de suas estruturas.

Como em muitos casos as dores desta doença estão ligadas a causas emocionais, a terapia manual também atua para aliviar o estresse psicológico que está incidindo no metabolismo.

Conviver com a fibromialgia nem sempre é fácil, mas com o uso de medicamentos específicos, além das técnicas de microfisioterapia, o paciente pode ter uma melhora significativa em sua qualidade de vida.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Conheça melhor a clínica Osteopatia SP lendo mais artigos no nosso blog!