Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
5 sinais que indicam que é hora de procurar um nutricionista

A alimentação é a base da nossa energia e bem-estar. Ao menos, é parte da tríade principal. Comida, água e exercícios formam o triângulo da saúde e, se um desses lados está falhando, não há como os outros o sustentarem. Os resultados são problemas dos mais diversos, desde físicos até psicológicos. Mas são poucas as pessoas que procuram um nutricionista quando estão com dificuldades na alimentação.

Se você procura um especialista quando sente dor em algum lugar, ou sofre com alguma doença, por que não fazer o mesmo de forma preventiva? Aliás, nem sempre se trata de prevenção, mas de tratamento. Grande parte das enfermidades que nos acometem não podem ser resolvidas completamente sem os nutrientes certos no corpo.

Então, para te ajudar a perceber se está na hora de visitar um profissional da nutrição, fizemos esta lista com sinais importantes.

Principais indícios de que um nutricionista é a melhor opção

1) O intestino está desregulado

Prisão de ventre ou intestino solto são situações incômodas. Elas podem não acontecer o tempo todo, mas se surgem com certa frequência, já é um sinal de que algo está errado.

2) Não consegue emagrecer ou engordar

Não é incomum encontrar pessoas que fazem exercícios, dietas e tudo mais e ainda assim não conseguem emagrecer. O problema é que cortar no máximo alimentos do cardápio diminui momentaneamente a gordura corporal; mas ela quase sempre retorna depois, causando o efeito sanfona. Para quem é magro e não consegue ganhar peso, também é preciso uma avaliação cuidadosa do que se come, já que a falta de nutrientes é perigosa para todo o organismo.

3) Quer melhorar o desempenho nos esportes

Quem pratica atividades físicas não pode depender unicamente delas para manter o corpo saudável e energético. Lembra-se do que falamos sobre o triângulo? Se a alimentação estiver comprometida, você não terá energia o suficiente para aprimorar seus resultados.

4) Tem incômodos gastrointestinais

Além do intestino preso ou solto, há ainda outros incômodos que acometem todo o sistema digestivo. Azia, queimação, dores de estômago, gases em excesso, refluxo e muitos outros podem ser indícios de alimentação incorreta.

5) O colesterol está alto

Se você fez um exame de sangue e foi diagnosticado com colesterol alto, mesmo que apenas um pouco acima do ideal, é um alerta enorme para fazer mudanças na cozinha. O nutricionista avaliará quais alimentos você deve evitar e quais pode consumir com moderação, por exemplo. Tenha em mente que o colesterol alto pode ocasionar diversas doenças do coração.

Há muitos outros fatores que colaboram na decisão de consultar um nutricionista. Gravidez, suspeitas de intolerâncias a certos alimentos e riscos de compulsões alimentares são alguns deles. Não fique na dúvida: vá até um especialista e aprenda com ele o que você pode fazer no seu cardápio.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.