O papel do Pilates no alívio de dores

A atividade física sempre foi um dos alicerces do tratamento de pessoas que sofrem com dores crônicas. Nesse sentido, o Pilates tem produzido resultados muito satisfatórios. Nesse artigo, você vai entender como ele atua no alívio de dores.

O Pilates como uma alternativa de tratamento

O método Pilates está baseado na melhora da postura global do indivíduo, através de fortalecimento e alongamento dos músculos por meio de novos exercícios e equipamentos.  A técnica atua na prevenção ou diretamente nas causas da doença.

No caso de tratamentos de algum distúrbio ou doença, a proposta consiste em analisar o padrão físico e postural da região afetada. Em seguida, é iniciado o trabalho de fortalecimento muscular das áreas inflamadas.

Esse processo acontece através de exercícios suaves e holísticos, que primam pela correção postural e pelo controle respiratório. A prática dos exercícios de Pilates oferecerá ao paciente os seguintes benefícios:

• Reabilitação da saúde das articulações;
  • Estabilização estática e dinâmica da articulação escápulo torácica;
  • Mobilização da articulação do ombro;
  • Alongamento muscular de todo o corpo;
  • Fortalecimento muscular, inclusive dos músculos centrais;
  • Lubrificação das articulações;
  • Redução da tensão corporal;
  • Melhora das conexões cerebrais através do estímulo para todos os sistemas do corpo, obtida pela execução precisa dos movimentos;
  • Restauração do alinhamento postural, principalmente dos ombros;
  • Fortalecimento da articulação talocrural (tornozelos);
  • Aumento da coordenação motora neuromuscular;
  • Alívio de dores articulares e musculares, promovido pelo aumento da circulação e da eliminação de toxinas;
  • Promoção do equilíbrio muscular;
  • Aumento da flexibilidade dos músculos e das articulações;
  • Potencialização dos resultados de treinos desportivos;
  • Prevenção de lesões para atletas;
  • Aumento das capacidades funcionais para atividades do cotidiano;
  • Reequilíbrio dos músculos esqueléticos;
  • Otimização da ergonomia, produzindo redução dos impactos nas articulações e nas bursas, amenizando o atrito e as inflamações.

Como o Pilates atua no alívio das dores?

O Pilates trabalha os desequilíbrios estruturais do corpo que causam a dor. O mecanismo da dor está associado à falta de força muscular, instabilidade da pelve, má postura e falta de consciência corporal.

As dores nas costas são corrigidas pela reeducação postural do paciente. O Pilates permite conhecer, avaliar e corrigir o desalinhamento corporal. Essa falta de alinhamento provoca muita pressão em nossa coluna vertebral, o que causa o incômodo.

Os exercícios são realizados com atenção no alinhamento, desenvolvendo os músculos de modo uniforme e permitindo que os movimentos sejam feitos de modo natural. A boa postura também está diretamente ligada à nossa força central.

O centro do corpo é sustentado pela região lombar e abdominal. Quando essas áreas são fortalecidas, as dores são atenuadas.

O Pilates também está fundamentado no controle da respiração. Quando há a respiração adequada, o sistema circulatório trabalha melhor e promove o relaxamento muscular. Consequentemente, as dores diminuem e as tensões são aliviadas.

Para as pessoas que sofrem com dores crônicas, é indicado que a prática seja realizada, pelo menos, duas a três vezes por semana. Na maioria dos casos, o alívio da dor é sentido logo após o primeiro mês.

Entendeu qual o papel do Pilates no alívio da dor? Esse método é completo e foi desenvolvido para tratar o corpo como um todo. Por isso, os resultados são sempre satisfatórios.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.