Os benefícios da prática do Pilates já são de conhecimento da população há muito tempo. A metodologia é reconhecida pela melhora que provoca no equilíbrio postural e por ser totalmente inclusiva, sendo muito indicada até para pessoas amputadas.
Não sabia disso? Tem mais. A prática do Pilates tem se mostrado muito benéfica também para os deficientes físicos. Leia esse artigo para entender mais sobre o assunto.
O que é pilates?
O método foi desenvolvido pelo alemão Joseph H. Pilates na década de 20, que dedicou sua vida à busca por práticas que beneficiassem a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
O alemão percebeu que os problemas de saúde estavam associados ao moderno estilo de vida, à má postura e à respiração ineficiente da população. Por isso, a base do método é a realização de exercícios que primam pelo controle respiratório, oferecendo uma prática segura.
A execução desses exercícios traz os seguintes benefícios:
- Reabilitação da saúde das articulações;
- Estabilização estática e dinâmica da articulação escápulo torácica;
- Mobilização da articulação do ombro;
- Alongamento muscular de todo o corpo;
- Fortalecimento muscular, inclusive dos músculos centrais;
- Lubrificação das articulações;
- Redução da tensão corporal.
Como as pessoas amputadas são beneficiadas pelo Pilates?
O método Pilates é um importante aliado no processo de reabilitação de deficientes físicos, pois os exercícios realizados são completos e de baixo impacto, sem exigir que eles prossigam além da sua amplitude de movimento.
Nos últimos anos, houve uma transformação na forma como as pessoas amputadas são enxergadas e como elas se vêem inseridas na sociedade. Assim, passaram a buscar uma vida ativa e encontraram no Pilates uma excelente atividade física.
Um diferencial desse método é a ausência de contraindicações. Então, é indicada e permitida para os mais diversos tipos de deficientes físicos, tais como amputados abaixo ou acima do joelho e bilaterais. Entre os vários benefícios, estão:
- Fortalecimento dos músculos;
- Promoção da independência e da autonomia;
- Melhora a respiração;
- Reabilitação do corpo e da mente;
- Melhora a resistência e o equilíbrio;
- Ajuda no ganho de flexibilidade;
- Melhora o desempenho diário;
- Proporciona autoestima e bem-estar;
- Combate a depressão;
- Promove a socialização;
- Beneficia o sistema circulatório;
- Proporciona o relaxamento físico e mental.
A reabilitação de deficientes é uma fase que exige persistência e superação do indivíduo. A prática de Pilates pode ser de muita ajuda nessa situação, pois esses benefícios são conquistados diariamente.
Existem estudos que comprovam a eficiência do método quando aplicado em pessoas com deficiências físicas. A técnica também melhora a evolução do tratamento para quem usa prótese nas pernas.
Porém, a prática deve acontecer com o apoio de profissionais capacitados para tal. Para ensinar o instrutor a lidar com pessoas amputadas, foram criados cursos de especialização.
Provavelmente, você também percebeu como o método Pilates pode ser um diferencial na vida de deficientes físicos, principalmente no caso de pessoas amputadas.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.