Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Alívio das dores através da osteopatia

A osteopatia é um método terapêutico que dá ênfase à musculatura e aos ossos do corpo humano para cuidar das mais diversas doenças. Sua eficácia é comprovada e autorizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a filosofia, criada pelo médico Andrew Taylor Still, se baseia na crença de que a maior parte dos problemas do corpo está relacionada ao sistema musculoesquelético.

A estrutura do corpo humano, formada por ossos, músculos, tecidos, cartilagens, tendões, ligamentos e nervos da medula espinhal criam uma rede engenhosa, que mantém o organismo em pleno funcionamento. Quando surge uma desarmonia em algum ponto, um dos sintomas gerados é a dor, e a osteopatia entra em ação.

Como a osteopatia funciona

A coluna vertebral é ligada às principais partes do corpo através de seus nervos longos. Se a estrutura básica tem algum problema, os nervos enviam sinais negativos para os órgãos do corpo, que podem ocasionar outras doenças.

A osteopatia trabalha com tudo que diz respeito ao sistema musculoesquelético, como postura, vísceras e órgãos, para reequilibrá-los. Quando um elemento do corpo humano apresenta disfunção, pode repercutir para a mecânica corporal e prejudicar todo o sistema. A osteopatia trata os pacientes para os movimentos de estiramento, mobilização e manipulação, exatamente para desbloquear os pontos travados e lesionados.

Ela trata de lesões musculares como contraturas, dores, debilidade e mialgia, lida com questões articulares como entorses, ciáticas, artrite, artrose, hérnias de disco e dores articulares; e viscerais como hérnias de hiato, hepatite viral, infecções, asma, bronquite, úlceras, gastrites e hipertensão arterial.

Como é realizada a osteopatia

São várias as técnicas de tratamento da osteopatia, sempre manuais e suaves. O terapeuta usa as mãos para identificar as tensões para realizar o procedimento ideal para a cura, mas para cada técnica de manipulação das mãos há um tipo de pressão sobre os tecidos.

Sobre as articulações, conforme são feitas as pressões leves ou de alta velocidade, a tendência é que o sangue comece a fluir de forma mais adequada e livre, assim com o nervo volte às suas funções normais. A proposta é restaurar o máximo possível a região para ampliar seus poderes.

O osteopata fará uma avaliação ampla e extensa sobre a saúde de seu paciente, inclusive avaliando o histórico médico, estilo de vida e hábitos. Na avaliação física, observará a postura da coluna, como estão as articulações do corpo e toda a sua estrutura. Caso seja necessário, há a requisição de exames adicionais de raio-X e laboratoriais.

Há também uma observação sobre o corpo estático e em movimento, para identificar a postura e como o corpo reage para então formular a abordagem adequada. O próximo passo é fazer uma busca das tensões internas das cavidades corporais e ampliar o tratamento.

Não há um tipo padrão de terapia, por que ela é formulada a partir do resultado da avaliação, usando alguns dos métodos da osteopatia. Sempre promovida manualmente com manobras que liberam as tensões nos pontos indicados, a melhora da dor pode ser imediata e com resultado definitivo. Dentre os benefícios da prática de osteopatia, além do alívio imediato das dores, temos a correção e melhora da postura e da circulação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisioterapeuta osteopata em São Paulo.