Benefícios da osteopatia para grávidas

Osteopatia para grávidas: benefícios

Quais são os benefícios da osteopatia para grávidas que sentem incômodos físicos como dores na coluna, inchaço nas pernas e pés, alterações hormonais, refluxo e “bexiga solta”? Embora muitas delas recorram a técnicas como drenagem linfática e massagens para combatê-los, acabam encontrando apenas paliativos. O ideal seria procurar um tratamento que cure a origem do problema, e é aí que a osteopatia deve ser a principal escolha das gestantes.

Os benefícios da osteopatia para grávidas foram comprovados por meio de estudos e o método é recomendado pela OMS como uma forma de tratamento para os ônus relacionados à gravidez.

Como é o tratamento da osteopatia para grávidas?

O corpo merece ser tratado como um todo e é assim que a osteopatia o faz. Por isso, o osteopata analisa a postura da mulher e os seus movimentos, que, por conta da sobrecarga do peso da barriga, sofrem uma alteração do centro de gravidade do corpo. Essa mudança pode causar as dores na coluna, pés e pernas.

Além disso, embora o corpo da gestante esteja em constante transformação, os órgãos podem não acompanhá-la, ficando deslocados ou comprimidos, o que atrapalha o seu funcionamento de forma natural e pode acarretar em alterações no sistema digestivo e urinário.

Osteopatia para grávidas: da cabeça aos pés

Durante a consulta, o osteopata ouve e verifica a principal queixa da gestante. Em seguida, ele analisa o corpo em busca dos locais que originam os problemas relatados. Então, a partir desse estudo, tendo como base as queixas e o histórico, o profissional manipula pontos do corpo com o intuito de deixá-lo totalmente em equilíbrio.

Manipulação, não massagem!

Se ainda restam dúvidas quanto aos benefícios da osteopatia para grávidas, é importante destacar a manipulação. Ela envolve o tecido miofascial (tecido que circunda, separa e divide o corpo), de uma forma leve, sem causar danos ao bebê que está sendo gerado dentro do útero. Por isso, algumas pessoas podem achar que as técnicas da osteopatia são massagens. Mas, na verdade, ela é toda focada em manipulação para gerar equilíbrio.

Benefícios para o bebê e para o parto

Quando o corpo da mamãe está em equilíbrio, relaxado, com a circulação fluindo bem e com todos os seus sistemas funcionando em perfeita ordem, o bebê também se beneficia, pois ele consegue se desenvolver melhor no útero. E na fase final, a osteopatia é uma grande aliada para o parto normal, pois o trabalho de destravamento da bacia evita que a mulher tenha lesões no cóccix e o relaxamento da gestante ajuda na elasticidade dos músculos utilizados durante o parto. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Marque sua consulta com um de nossos osteopatas e colabore com o crescimento correto e saudável de seu bebê! Entre em contato conosco pelos telefones (11) 2251-6582 e (11) 99868-6515 (WhatsApp) ou agende online.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp