Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Osteopatia para sinusite: entenda como é o tratamento

A maioria dos pacientes procura a osteopatia para tratar dores musculoesqueléticas, mas é provável que poucas pessoas tomariam a mesma decisão para tratar da sinusite.

No entanto, a osteopatia foi criada para avaliar, diagnosticar e tratar as possíveis causas que podem estar desenvolvendo as doenças, em 1874. Por isso, o Tratamento Manipulativo Osteopático pode ser muito benéfico na resolução de congestões sinusais, especialmente as infecções sinusais crônicas.

Neste artigo, você vai saber como essa especialidade pode atuar no tratamento dessa doença tão incômoda. Boa leitura!

Entendendo a sinusite

A sinusite consiste em uma inflamação da mucosa dos seios ósseos e, de acordo com a localização anatômica, pode ser classificada como sinusite etmoidal, maxilar, frontal ou esfenoidal. Tudo dependerá de quais seios ósseos foram afetados. Se todos eles estiverem comprometidos, será uma pansinusite.

Entendendo os seios ósseos

Os seios são quatro câmaras cheias de ar localizadas nos ossos frontais acima dos olhos, atrás do nariz superior, nos ossos esfenoides atrás dos olhos e nas maçãs do rosto. Sua função é umidificar o ar que vai para os pulmões e prender bactérias no muco produzido pelas membranas linfáticas.

Essas bactérias costumam ser removidas dos seios ao engolir o muco, ou empurrá-lo para fora da cavidade nasal. Quando ocorre a sinusite, as passagens que permitem a drenagem do muco se tornam restritas, e as membranas que revestem os seios podem ficar inflamadas. Esse quadro pode causar dor, inchaço facial, dores de cabeça, nariz entupido, sensação de peso ou pressão no rosto, muco amarelo do nariz ou tosse consistente.

Entendendo o tratamento da osteopatia para sinusite

Se o nariz está congestionado, há dificuldade para respirar e dor facial, é provável que a sinusite tenha se instalado no organismo, e um osteopata pode avaliar a situação, trabalhando na cabeça, no pescoço e na caixa torácica.

Minutos depois, os seios serão drenados, possibilitando ao paciente respirar pelo nariz e proporcionando o alívio imediato da dor facial. Embora ainda possa prevalecer a sensação de doença por alguns dias, o congestionamento e a dor facial não retornarão.

Entendendo como acontece

Os osteopatas que realizam a manipulação craniana diagnosticam as restrições das suturas e diminuem o movimento do ritmo dos ossos da cabeça, tanto em adultos como em crianças. Então, eles suavemente trabalham para liberar as suturas comprimidas, restaurando o movimento normal dos ossos da cabeça, o que permite a atividade essencial do tipo êmbolo.

A capacidade de profundidade permite que os seios sejam drenados, aumenta o fluxo sanguíneo e traz mecanismos de cura do corpo, resultando em um tempo de recuperação mais rápido. E essa é apenas uma parte do que os osteopatas podem fazer para tratar da congestão sinusal. Outros fatores que são avaliados e tratados incluem congestão venosa e linfática na cabeça, tensão do nervo trigêmeo que inerva os seios, restrições na caixa torácica e muito mais.

A osteopatia pode ser um tratamento complementar útil, pois envolve uma abordagem holística que inclui trabalho ao redor do rosto, além de seios, pescoço, entrada torácica e parte superior das costas para ajudar na drenagem dos seios nasais.

O procedimento tornará a respiração mais fácil e quaisquer dores de cabeça ou outros sintomas associados à sinusite também devem ser aliviados. Da mesma forma, pescoço, ombros e parte superior das costas também serão tratados para estimular ainda mais a drenagem e reduzir a tensão geral que pode exacerbar a sinusite.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais a Osteopatia SP.