Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Tipos de pães: entenda a diferença e saiba como escolher o melhor para você

Farinha, água, sal, açúcar e fermento. Esses são os ingredientes básicos de praticamente todos os pães que podem ser encontrados pelo mundo afora. As pequenas variações, e até mesmo as formas como são preparados, fazem dos pães um dos alimentos mais versáteis.

São ingeridos e saboreados do café da manhã ao jantar. Chegam à mesa como prato principal ou acompanhamento e, como no caso dos italianos, servem até para limpar o resto de molho que sobrou da refeição, de uma forma mais saborosa.

As opções disponíveis atualmente são de encher os olhos. Basta estar em uma panificadora para perceber que há diversas receitas. Mas, você sabe qual desses pães é o mais indicado para você?

Separamos aqui uma lista com os tipos de pães mais conhecidos, apresentando suas principais características e benefícios para a saúde. Escolha qual é o que mais se adapta a seu estilo de vida.

Qual é o melhor pão de todos?

1. Pão francês

Presente na mesa dos brasileiros diariamente, esse tipo de pão branco tem a casca crocante e o miolo macio. Rico em carboidratos do tipo refinados, tem baixo teor de fibras e alto índice de sódio. Por isso, deve ser consumido com parcimônia e evitado por quem está acima do peso, ou sofre de pressão alta.

2. Croissant

O pão de receita francesa que arrebatou o paladar em todos os lugares do mundo. Saboroso, é feito a partir de manteiga ou gordura trans e, por isso, bastante calórico.

3. Pão integral

Preparado com farinha integral, esse pão é rico em fibras. Por isso, é uma opção melhor do que o pão branco. Garante mais saciedade e melhor funcionamento do intestino.

4. Pão de grãos

Os pães chamados de multigrãos são uma excelente escolha. Geralmente produzidos com farinha integral e enriquecidos com outros cereais, oferecem boa quantidade de fibras.

5. Pão de forma

O pão de forma é outra versão do pão branco. Também rico em carboidratos simples e pobre em vitaminas e fibras.

6. Pão doce

Disponível em diversos formatos, sabores e recheios, os pães doces contêm mais açúcar em sua composição e, por isso, são ricos em calorias vazias. Devem ser consumidos com moderação e evitados por indivíduos acima do peso ou diabéticos.

Existem, ainda, outros diversos tipos de pães, como, por exemplo, a baguete, a bisnaga, o pão de milho, além dos regionais e inspirados em receitas de outros países.

O mais importante a ser levado em consideração, na hora de consumir, é a saúde individual, uma vez que cada pessoa talvez deva evitar um tipo diferente de ingrediente. Com moderação, todos podem ser consumidos, desde que façam parte de uma dieta balanceada e rica em outros nutrientes e vitaminas.

Um profissional de nutrição pode ajudar a decidir quais pães podem fazer parte da rotina alimentar sem causar danos, excesso de peso ou desequilíbrio na dieta.

 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Conheça melhor a clínica Osteopatia SP lendo mais artigos no nosso blog!