Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
5 benefícios de praticar pilates durante a adolescência

A adolescência é a fase de transição entre a puberdade e a vida adulta, marcada pelos desenvolvimentos físico, mental, sexual e social. Nessa complexa transição, a ocorrência de desvios posturais é bem comum e a prática do Pilates auxilia no seu tratamento e prevenção.

Na fase da adolescência os jovens frequentam o ambiente escolar permanecendo boa parte do tempo sentados, geralmente em uma postura inadequada, e que aliada a um estilo de vida sedentário e o uso excessivo de aparelhos celulares, tablets e videogame favorece a ocorrência de alterações posturais.

Adolescência e o Pilates

Em adolescentes que adotam a prática do exercício, a possibilidade de desenvolver desvios posturais é menor porque o Pilates melhora a flexibilidade do corpo, fortalece os músculos e coordena a respiração contribuindo para a correção e prevenção das alterações posturais.

Ademais, há uma tendência de que os hábitos posturais praticados na adolescência também sejam adotados na vida adulta.

Benefícios para os adolescentes

1 – Equilíbrio e boa postura

A principal vantagem do método está na melhora do equilíbrio e da postura do corpo. Os jovens ficam bastante tempo sentados à frente da TV, computador, videogame e em sala de aula, adotando uma postura incorreta.

2 – Maior concentração

O exercício também trabalha o controle da respiração e da mente. O método promove técnicas em que o adolescente atinge maior capacidade de concentração e controle, auxiliando em um melhor rendimento das atividades escolares.

3 – Desenvolvimento da coordenação motora

O desenvolvimento dos músculos e a melhora da postura auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora, melhorando a prática de esportes e o rendimento na disciplina de Educação Física.

4 – Prevenção de problemas posturais

O método demonstra ser uma ferramenta eficaz na melhora da flexibilidade e se destacando como uma considerável alternativa na prevenção e recuperação de lesões provocadas pelo comprimento muscular.

Dentre as lesões, podemos destacar a Hipercifose torácica que está associada à postura inadequada ao sentar em uma cadeira por muito tempo; a Escoliose, caracterizada por um desvio lateral da coluna vertebral podendo interferir na função pulmonar e degenerações; a Hiperlordose Lombar e a Lombalgia, marcadas por sintomas de dor, aumento da curvatura lombar, abdômen protuso e fraqueza dos músculos na região lombar da coluna vertebral.

5 – Combate ao sedentarismo

A técnica facilita também a drenagem linfática e estimula o sistema circulatório do adolescente, mitigando os danos causados pelo estresse e o sedentarismo.

O método Pilates pode ser bastante útil para os adolescentes para o tratamento de alterações posturais como na prevenção desses desvios. Além do mais, a compreensão das posturas corretas realizadas nos treinos torna esse jovem apto a identificar quando sua postura não está certa e se autocorrigir.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo.