Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Por que adolescentes deveriam fazer pilates?

A adolescência é uma fase muito importante na vida das pessoas, pois é nesse período que o corpo e a mente passam por alterações grandiosas que levarão à vida adulta, tendo assim um reflexo direto na qualidade de vida futura.

Entre essas mudanças estão as transformações físicas, que formarão o corpo, levando-o de seu tamanho pequeno da infância até uma formação completa. Isso inclui músculos, ossos e toda a estrutura corporal.

Assim, a realização de atividades que contribuem para uma melhor formação do corpo, como o pilates, por exemplo, é fundamental para uma vida melhor no futuro, prevenindo inclusive problemas de má-formação aos quais o corpo está propenso durante a adolescência.

Benefícios do pilates para os adolescentes

É comum que os adolescentes apresentem um comportamento corporal incorreto nessa fase da vida, permanecendo muito tempo em uma mesma posição, ou sendo vítimas do sedentarismo, por exemplo.

Esse tipo de comportamento pode causar complicações tanto para o crescimento quanto para o fortalecimento de músculos e ossos, prejudicando também a circulação do sangue no corpo, gerando posteriormente problemas maiores.

É nesse ponto que o pilates apresenta os maiores benefícios para os adolescentes, pois possibilita a eles a prática de exercícios que farão com que o corpo tenha melhor alongamento e fortalecimento.

Dessa forma, ao realizar exercícios, os adolescentes passam a contar com uma maior flexibilidade de seu corpo, o que impacta direta e positivamente em seu crescimento e formação, além de conferir maior força e resistência corporal.

Além disso, o pilates trabalha ainda com a postura, alinhando o centro do corpo e fazendo com que se tenha uma maior estabilidade corporal, evitando  problemas durante o crescimento natural da adolescência, como na fase do chamado estirão. Entre os problemas mais comuns que podem ser evitados com a prática do pilates, está a escoliose, que tende a se formar nessa fase.

Demais benefícios do pilates para os adolescentes

A prática do pilates para os adolescentes tem benefícios bastante explícitos com relação ao corpo e sua formação. Porém, esses benefícios podem ir muito além do aspecto físico.

A adolescência é também um período de constituição psicológica, na qual os adolescentes constroem sua personalidade e formas de se expressar. Assim, é possível que as atividades e os exercícios de pilates tenham um reflexo psicologicamente positivo para os adolescentes.

Um comportamento comum nos adolescentes é uma atitude retraída e intimista que pode ser trabalhada com a técnica, de forma que o indivíduo tenha maior facilidade de lidar com exposições e na forma de se expressar, passando a ter um comportamento muito melhor.

Além disso, até a respiração pode ser trabalhada nessa modalidade, de forma que seus benefícios possam ser estendidos a todas as áreas do corpo, tanto física quanto psicologicamente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.