Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Como escolher um estúdio de pilates?

A prática do pilates se torna cada vez mais comum, já que ela traz ótimos benefícios para a saúde, musculatura e equilíbrio. Por isso mesmo, já existem diversos novos estúdios, e a preços variados, por todos os cantos.

Uma grande questão na hora de se matricular é como escolher um estúdio de pilates adequado. Continue a leitura para entender os pontos que devem ser observados na hora de fazer sua escolha!

Repare na quantidade de alunos por professor

Quando você procura um curso de inglês, por exemplo, quer que a sala de aula fique com a quantidade correta de alunos para que o professor consiga passar o conhecimento de forma adequada, e até mesmo para que cada aluno consiga absorver o conteúdo, não é mesmo? Com o pilates não é diferente.

Por isso, uma das dicas é observar se não há uma quantidade excessiva de alunos por professor, durante o horário que você vai. Com uma quantidade exagerada de pessoas no treino, as orientações e observações do professor podem ser prejudicadas.

O recomendado é ter até três alunos para cada profissional. Caso esse número seja maior, converse com os profissionais do local e verifique se a metodologia que eles utilizam absorve o número de alunos.

Conheça a formação dos professores

O conhecimento acadêmico é tão importante quanto o conhecimento prático. Por isso, pergunte qual é a formação dos professores do estúdio de pilates.

Eles devem ser formados em alguma área da saúde, como educação física, fisioterapia, terapia ocupacional e, além disso, devem ter uma formação específica em pilates.

Com essa formação completa, o professor pode desenvolver a metodologia ideal para seu corpo e objetivo, seja por meio de aulas em grupo ou individuais.

Fique atento à estrutura do estúdio

Escolher um estúdio de pilates requer, ainda, verificar se a estrutura do local é adequada, com equipamentos modernos e em perfeito estado de conservação.

Normalmente, a manutenção dos equipamentos acontece no intervalo de seis meses. Isso oferece para o aluno maior possibilidade de movimentos e, além disso, a segurança na hora de praticar o pilates.

Também é importante conferir se o local é limpo e organizado. Não há problema se o ambiente é pequeno, porém, é preciso que a movimentação das pessoas seja feita de forma segura e desimpedida, sem obstáculos no meio da sala, por exemplo.

Atendimento personalizado

Na hora de escolher seu estúdio, verifique se o atendimento é personalizado. Por mais que trabalhe com aulas em grupo, o estúdio, em conjunto com seus profissionais, deve oferecer movimentos e aulas que garantem a individualidade de seu corpo e de seu objetivo.

Uma aula num estúdio de pilates não deve ser padronizada a ponto de todo mundo poder fazer igual ao seu colega de treino, sem qualquer base teórica. Por isso, tenha em mente que o local deve oferecer o que sua necessidade de exercício físico requer.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.