O pilates é uma técnica cada vez mais procurada por pessoas de todas as idades, que buscam uma atividade que proporcione bem-estar, força, equilíbrio e boa saúde. O método alia corpo e mente aos movimentos, trazendo uma melhor postura física, equilíbrio, consciência corporal, força e agilidade.
Antes praticado em estúdios específicos, hoje o pilates chegou às academias – e costuma ser uma das aulas mais concorridas. Também é a atividade mais recomendada pelos médicos para reabilitação e tratamento de lesões e doenças, assim como a prevenção para pessoas de todas as idades, inclusive os idosos. Porém, como para todos os exercícios muito procurados, a cada dia surgem mais mitos sobre o método, que podem distorcer suas verdadeiras ações e benefícios.
Os mitos e verdades do pilates
Famoso entre pessoas anônimas e celebridades, no início era mais procurado por mulheres. Mas com a propagação de seus benefícios e a disponibilidade do método em mais locais, os homens também passaram a procurá-lo e estão ajudando a romper o preconceito que foi criado inicialmente.
Os idosos também vêm descobrindo a atividade, que é capaz de oferecê-los mais força muscular, alongamentos e um trabalho bastante positivo nas articulações. Como é um método com pouco impacto, é seguro contra lesões.
Para desmitificar o pilates, listamos abaixo os mitos e verdades mais conhecidos:
1. Pilates é um método de emagrecimento
Mito. O foco do pilates é obter tonicidade muscular, correção postural e equilíbrio corporal. Dentre os inúmeros benefícios que proporciona, como melhoria na resistência física, aumento da força, prevenção de dores, melhora a atividade aeróbica e metabólica, que podem ocasionar a perda de peso, mas não como reação principal.
2. Grávidas podem praticar a atividade
Verdade. As grávidas sofrem muitas modificações corporais, inclusive mudanças na postura pelo desenvolvimento da barriga. Como o centro de gravidade muda, podem ocorrer dores e câimbras. O pilates pode prevenir seu surgimento, assim como ajudar a mulher a se preparar para o parto.
3. Idosos não devem praticá-lo
Mito. É uma atividade de baixo impacto, muito positiva e segura para pessoas da terceira idade. O pilates proporciona aos idosos uma maior flexibilidade, força muscular e aumento da mobilidade, sendo muito positivo para prevenir doenças musculares e ósseas.
4. Pilates é ótimo para modelar a cintura
Em parte. É possível que os exercícios do pilates causem uma modelação no corpo, mas é apenas consequência do fortalecimento abdominal que proporciona e a melhora postural.
5. Pilates é igual ao ioga
Mito. Durante a criação do pilares, houve influência de filosofias orientais de relaxamento, dentre elas a ioga. Trata-se apenas de uma inspiração, já que tanto a filosofia quanto os métodos da atividade são bem diferentes da ioga.
6. Quem pratica pilates pode ficar mais alto
Mito. O que acontece, na verdade, é um realinhamento postural, que pode causar a impressão de estar mais alto. Mas nada a ver com desenvolvimento ósseo.
7. O pilates é bom para o humor
Verdade. Além de fazer bem para o corpo, o pilates bem faz para a alma. Traz autoestima, ânimo para agir e libera endorfinas, que provocam sensação de prazer.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.