Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
5 Benefícios do pilates para grávidas

Durante a gravidez, o corpo feminino passa por constantes mudanças físicas e por alterações hormonais que podem gerar dor e desconforto. Para aliviar todo este incômodo, recomenda-se, principalmente, a prática de exercícios físicos.

Uma excelente opção de atividade física para gestantes é o método pilates. Os exercícios de pilates para grávidas são adaptados para cada fase da gestação, sendo alternados a cada trimestre da gravidez.

Este método oferece diversos benefícios para as futuras mamães.

Confira os 5 principais benefícios do pilates para grávidas.

1) Reeducação postural

A mulher sofre muitas alterações estruturais em seu corpo durante a gestação. A principal delas é a sobrecarga de peso para a coluna vertebral. Para enfrentar a dificuldade de manter a boa postura, os exercícios de pilates fortalecem os músculos do cinturão abdominal, como o transverso, e o psoas, conhecido como o músculo da alma.

2) Alívio físico e emocional

Durante as fases da gestação, a mulher passa por muitas dificuldades físicas e emocionais. A prática de pilates aumenta o condicionamento, oferecendo o alívio físico da grávida, que estará mais bem disposta. Os movimentos de alongamento e relaxamento distensionam os músculos, promovendo o bem-estar e o bom-humor e afastando a ansiedade e o estresse.

3) Fortalecimento do assoalho pélvico

O assoalho pélvico é um conjunto de músculos, fáscias e ligamentos que têm por função fechar a pelve e sustentar os órgão pélvicos, inclusive o útero. A gestante deve dar atenção redobrada a esta região do corpo, pois é uma das áreas mais sobrecarregadas com o aumento de volume e de peso.

O pilates tem exercícios específicos para esta área, visando o seu fortalecimento. Fortalecer os músculos desta região trará muitos benefícios à mulher, tais como: melhora na sustentação do peso, facilitação do trabalho de parto normal, recuperação rápida do períneo, evita a incontinência urinária e acelera a recuperação do pós-parto.

4) Potencialização da capacidade respiratória

Durante a gravidez, o espaço ocupado pelos pulmões no corpo é reduzido conforme o crescimento do bebê. Esta redução de espaço afeta a qualidade da respiração da mulher. O método pilates tem entre seus pilares a potencialização da capacidade respiratória da praticante.

A respiração correta permite ao corpo liberar as tensões, reduzir o nível de ansiedade e melhora o rendimento físico. No período das contrações e durante o parto, será exigida uma respiração profunda e controlada, aprendizado já oferecido pelo pilates.

5) Melhora da circulação sanguínea

Uma reclamação comum das gestantes é o inchaço dos membros inferiores causado pela gestação. Este inchaço ocorre em razão da grande retenção de líquidos. Os exercícios de pilates atuam na ativação do sistema circulatório, facilitando a liberação de líquidos, irrigando o sangue por todo o corpo e reduzindo os inchaços.

Aderir às técnicas de pilates para grávidas pode ser muito prazeroso para a mulher e para o bebê. Porém, a prática dos exercícios deve ser permitida pelo médico e específicas para gestantes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.