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10 benefícios do Pilates para idosos

O pilates é um método aplicado como fisioterapia e exercícios físicos, utilizando o próprio peso corporal para realizar uma gama de alongamentos. Seu foco é oferecer uma reeducação do movimento e postura, oferecendo equilíbrio em todo o corpo, especialmente na região muscular e mental.

Atualmente tem sido bastante indicado por médicos e fisioterapeutas para pessoas da terceira idade. Considerado um método de condicionamento físico, sugere equilíbrio ao idoso por meio de relaxamento para uma conexão entre o corpo e a mente, também oferecendo fortalecimento muscular e resistência.

Benefícios do pilates

O envelhecimento é inevitável para todo ser humano, mas ficar velho é uma opção. Sob esse conceito, as pessoas acima de 60 anos vêm buscando cada vez mais métodos para manter o corpo e a mente saudáveis. Dessa forma, acabam encontrando a sua fórmula de se manter mais jovem e bem-disposto, apagando aquela imagem de idoso incapacitado.

Com a expectativa de vida cada vez mais alta, há uma infinidade de produtos, técnicas e tratamentos voltados para pessoas idosas. Ninguém mais quer ter a imagem do velhinho simpático, mas que mal consegue ouvir, enxergar e andar, com doenças relativas à idade, e sendo dependente dos filhos ou dos cuidados de enfermeiros.

O idoso de hoje é independente, namora, viaja e quer aproveitar ao máximo sua vida, com toda a saúde possível. Mas, mesmo gozando de plena saúde, há um desgaste natural e progressivo de todo o corpo, inclusive dos ossos, que merecem um cuidado especial para se manterem saudáveis, evitando lesões.

Dessa forma, o pilates se encaixa perfeitamente como a atividade física mais indicada para os idosos. Além dos benefícios que proporciona para pessoas de todas as idades, ele oferece a prevenção de problemas peculiares a essa faixa etária. 

10 principais benefícios do Pilates para idosos:

  1. Não é uma atividade de alto impacto, sendo mais seguro contra lesões;
  2. Corrige a postura e evita que os ombros caiam e o corpo se projete para frente, causando dores crônicas, problemas na coluna vertebral, e até diminuição óssea;
  3. Reduz as dores, principalmente nas articulações. Como todo o corpo se movimenta nas atividades, todas as articulações são trabalhadas juntas, garantindo uma melhora na estabilidade do corpo;
  4. Fortalece o corpo, já que com a idade ele tende a se tornar mais frágil. O idoso ganha mais energia para suas tarefas diárias e mais força muscular;
  5. Aumenta a flexibilidade, que costuma se perder gradualmente;
  6. Aumenta o equilíbrio, já que com a perda de força o corpo não consegue se estabilizar, e o idoso pode ficar suscetível a quedas;
  7. Ajuda na reabilitação de patologias existentes, por fortalecerem a musculatura, mudando o quadro clínico. O pilates também reforça a prevenção de doenças;
  8. Oferece consciência corporal ao idoso, que aprende como ele funciona, e ensina a utilizá-lo de forma mais sábia;
  9. Ativa o cérebro. Por conta da idade, o idoso tende a se dispersar com mais facilidade. Como é preciso focar nos movimentos para realizá-los, a concentração é reforçada;
  10. Após a atividade, o idoso se sente plenamente satisfeito, uma vez que, além de se sentir mais pleno com o corpo, também interage com outras pessoas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.