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Pilates solo e pilates em aparelho: conheça as diferenças entre as técnicas

O pilates é um sistema de atividades focadas em melhorar a flexibilidade, força e resistência corporal. O método é uma série de movimentos controlados, executados em aparelhos de resistência criada por molas ou no chão (tapetes). Não é aeróbico (cardio) e proporciona vários benefícios para a saúde. Neste post, saberemos mais sobre essa prática! Acompanhe!

Quais as diferenças entre as técnicas do pilates solo e em aparelhos?

O pilates pode ser realizado em equipamentos específicos ou no chão (conhecido como pilates solo ou mat pilates). O equipamento utiliza molas para alterar a carga de trabalho. Os três aparelhos mais populares são o Reformer, o Cadillac ou trapézio e a cadeira Wunda. Cada peça tem uma infinidade de exercícios específicos. Já o mat pilates é uma série realizada no chão/esteira, sem a ajuda de aparelhos.

Pilates Solo

Realizado no chão, o mat pilates era o modo como Joseph Pilates, criador do método, originalmente começou a ensinar sua rotina específica de movimentos, que envolve pouco ou nenhum equipamento. As aulas são focadas no fortalecimento do core. As técnicas consistem em exercícios com peso corporal, como o centenário, mergulho com cisne, teaser, círculo de perna única, roll-up, selo, caranguejo e capotamento, que são feitos no chão e envolvem movimentos suaves, fluidos e de fácil articulação, tornando-os adequados para praticamente todas as pessoas de qualquer idade ou estado de saúde. Recomenda-se o uso de um tapete, com cerca de meio centímetro de altura — duas vezes mais espesso que um tapete de ioga — para amortecer os pontos de pressão durante os movimentos. O trabalho do mat pilates usa a gravidade e o peso do seu próprio corpo como resistência.

Pilates em aparelho

Trata-se de realizar os movimentos em uma máquina equipada com molas, engrenagens, correias e cordas para fornecer resistência. Muitos dos exercícios nos aparelhos são os mesmos realizados no solo, mas sem essa resistência adicional. O equipamento ajuda obter uma maior amplitude, se comparamos o mesmo exercício executado no solo. Conforme a pessoa se torna mais forte, a tensão da mola é manipulada para deixar os exercícios mais desafiadores.

Pilates Solo e Pilates em Aparelho – semelhanças

Outra parte importante do método, tanto nos exercícios em tapetes quanto nos  feitos em aparelhos — é a técnica de respiração, que envolve a expansão da caixa torácica em todas as direções durante a inspiração, comprimindo as costelas e puxando o assoalho pélvico na expiração. Inalações e expirações são coordenadas com o movimento para evitar a retenção da respiração, uma vez que ela também influencia a natureza mente-corpo do Pilates.

Quem pode fazer Pilates?

Quase todo mundo pode fazer os exercícios, incluindo pessoas com uma variedade de problemas ortopédicos e médicos, bem como atletas profissionais. Os pacientes, geralmente, têm entre 13 e 90 anos de idade. Além disso, é benéfico para uma série de condições médicas, incluindo escoliose, fibromialgia, Parkinson, esclerose múltipla, atrofia do assoalho pélvico e dor nas costas. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.