Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Postura e o desempenho esportivo: saiba a relação

O esporte é capaz de levar benefícios físicos e emocionais a todos aqueles que o praticam. Porém, é necessário estar atento aos fatores que podem prejudicar o desempenho esportivo, frustrando o atleta amador e profissional, e até mesmo levando a lesões de natureza moderada ou grave.

A postura corporal, por exemplo, tem um impacto muito maior na realização de atividades físicas do que se pode imaginar. Continue acompanhando o texto e entenda o porquê.

Causas das alterações posturais

Em alguns casos, a falha postural é causada por situações que fogem do controle do indivíduo, como, por exemplo, o grave acidente em uma pista de esqui, que deixou a ex-ginasta olímpica, Lais Souza, tetraplégica.

No entanto, na grande maioria dos casos, ela decorre de fatores ambientais e hábitos, que não só podem como devem ser controlados.

Como exemplo, pode ser citado o ato de se inclinar 60° para olhar o telefone. Apesar de ser um movimento praticado pela maioria das pessoas e parecer inocente à primeira vista, pode exercer uma pressão de até 28 kg na coluna cervical.

Outras situações que podem levar a alterações posturais incluem a falta de suporte correto ao corpo durante o sono, uso de sapatos inadequados, andar e levantar-se de maneira incorreta, sobrepeso, viver sob constante estresse, entre outros.

Em médio e longo prazo, essas alterações podem trazer graves danos aos músculos e articulações, mudanças de humor ou até mesmo modificações em todo o funcionamento de sistemas e órgãos do corpo humano.

Dificuldades na prática esportiva

A má postura dificulta o trabalho do sistema circulatório. Os vasos sanguíneos se encontram em constante tensão devido às alterações posturais, e, por conta disso, os nutrientes e o oxigênio presentes no sangue têm dificuldades para chegarem até os músculos, limitando a realização de movimentos e exigindo maior tempo de recuperação do esforço.

Além disso, um estudo realizado em 2007, na Nova Zelândia, avaliou os efeitos de alterações posturais no humor das pessoas. Os resultados demonstraram que indivíduos que possuíam desvios ocasionados pela má postura eram mais negativos, com menor autoestima e maiores níveis de ansiedade quando comparados às pessoas que não tinham alterações posturais.

O efeito mais comum de alterações e desvios posturais ocorre na coluna, danificando músculos e articulações. Os levantamentos – movimentos básicos de diversas modalidades esportivas – são prejudicados devido aos glúteos fracos, pois, ao ficar muito tempo sentado, os extensores de quadril não são ativados, podendo se comprimir e diminuir de tamanho, prejudicando toda a movimentação do corpo.

Dessa maneira, as alterações posturais estão associadas diretamente ao desempenho esportivo por diversas razões. Como foi visto, não é apenas uma parte do corpo que é afetada, mas sim diversas, e que, em longo prazo, pode levar a condições preocupantes, e até mesmo incapacitantes, dependendo do caso.

É hora de atribuir à postura a sua devida importância, não acha?

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.