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Postura errada que pode causar dor? Conheça o Top 10!
Postura errada que pode causar dor

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu dores nas costas ou no pescoço. Esse tipo de incômodo é um do mais comuns no mundo todo e pode atingir crianças e adultos de qualquer idade. Existem diversos fatores que acarretam esse problema, como crescimento, sedentarismo e obesidade. Mas você sabia que o principal vilão dessa história é a postura errada?

A má postura em diversos momentos do nosso cotidiano é a grande responsável pelo desconforto e até pela origem de problemas mais graves como hérnia de disco, lombalgia e escoliose. Ou seja, aquela dor recorrente pode estar associada à maneira como nos posicionamos, andamos ou fazemos atividades corriqueiras, inclusive nossas funções exercidas no trabalho. Por isso, é importante ficar atento e conhecer 10 posturas erradas que podem causar dor.

Postura errada que pode causar dor: sentar torto

Não importa se é no sofá, no trabalho ou na mesa de refeição, sentar torto é, sem dúvida, o erro mais comum. Se estivesse em um ranking, com certeza, essa postura errada que pode causar dor estaria no topo da lista. Às vezes, sem perceber, o tronco se enverga, a cabeça vai para frente, o bumbum se desequilibra, e tudo fica fora do eixo. O problema se torna ainda maior porque estar nessa posição ocupa, muitas vezes, mais da metade do dia. O certo é encostar as costas na cadeira por completo, sendo acompanhado pelo quadril no fundo do assento, e, preferencialmente, ter os braços apoiados.

Postura errada que pode causar dor: envergar a coluna para usar o computador

Para quem trabalha no computador, é bastante comum curvar a coluna para enxergar a tela. Nem é preciso dizer que essa postura errada pode causar dor e sérias consequências, não é mesmo? O quadro agrava a escoliose, aumenta a tensão muscular, desalinha as vértebras e ainda é capaz de causar uma hérnia de disco. Por isso, o ideal é regular a altura da cadeira, de modo que você consiga colocar os dois pés no chão deixando joelho e quadril em um ângulo de 90 graus. Essa posição deve colocar o monitor na linha dos olhos, nem abaixo e nem acima. Outra recomendação é evitar o uso do notebook no colo.

Postura errada que pode causar dor: carregar mochila pesada

Mochilas pesadas são como fábricas da postura errada que pode causar dor. Além do esforço e o cansaço de suportar o peso nas costas, elas provocam tensão e uma curva na coluna. É como se o corpo entendesse que deve ir para frente a fim de encontrar equilíbrio. Afinal, a sobrecarga e a gravidade parecem fazer uma força para que você caia para trás. Por isso, a recomendação é fugir de malas muito pesadas e evitar carregar um valor que exceda 10% do peso da pessoa. Ou seja, o ideal para alguém de 50kg é que carregue em suas costas no máximo 5kg.

Postura errada que pode causar dor: carregar mochilas de forma torta

Além de mochilas pesadas, é importante se atentar ao modo como você está usando-as. Se mal posicionada, o uso pode acarretar em uma postura errada que pode causar dor. Por exemplo, carregar a mochila com uma alça só, abaixo do quadril, muito folgada ou largada, entre outros. Para evitar desconfortos e doenças na coluna, o ideal é ajustar muito bem a mochila em suas costas, respeitando a altura e o conforto dela no corpo. As alças devem se apoiar de forma harmoniosa nos ombros, de modo que o peso esteja bem equilibrado.

Postura errada que pode causar dor: dormir de bruços

Nem durante o sono estamos livres de ficar em uma postura errada que causa dor. Isso porque muitas pessoas adoram dormir de bruços, no entanto, a posição é bastante prejudicial. Embora seja confortável, esse modo é o principal estado de repouso que leva ao torcicolo e às dores nas costas. Procure adormecer com a barriga para cima ou de lado, em um colchão de boa qualidade, é claro!

Postura errada que pode causar dor: cruzar as pernas

Pode até soar estranho e inacreditável, mas sentar e cruzar as pernas está entre as posturas erradas que podem causar dor. Isso porque essa posição causa um desnível no quadril. Por consequência, a lombar se inclina colocando mais peso de um lado do que do outro, gerando desequilíbrio na coluna. Esse hábito é um dos mais difíceis de corrigir, mas tenha em mente que é sempre melhor deixar os dois pés apoiados no chão para manter a posição correta.

Postura errada que pode causar dor: levantar peso sem dobrar os joelhos

Uma postura errada que pode causar dor é levantar peso sem dobrar os joelhos. O erro é bastante comum, afinal poucas pessoas se lembram disso e logo se curvam para pegar algo pesado no chão. Com isso, a coluna se entorta, aumentando a pressão e o esforço muscular de toda a região. Como consequência, desconfortos intensos em toda a lombar, podendo chegar até nas pernas. E para quem acha que o prejuízo vem apenas para quem faz isso com frequência está muito enganado. Qualquer pessoa que o faz na posição incorreta pode sofrer as consequências. Portanto, na hora de pegar peso, lembre-se de afastar um pouco as pernas e fazer um agachamento simples. Não se esqueça de manter a coluna ereta em todo o movimento. Aí, é só erguer o objeto, preferencialmente, rente ao corpo.

Postura errada que pode causar dor: uso do celular

Usar o celular também é um dos fatores que mais acarretam a postura errada que pode causar dor. Muitos não percebem, mas quando mexemos nos smartphones, a nossa cabeça se posiciona para baixo, criando um ângulo inadequado à saúde da cervical. Isso ocorre devido a uma espécie de sobrecarga, que entorta a coluna causando tensão nos músculos, especialmente nos ombros e no pescoço. E como sabemos que esse hábito é frequente, é importante alertar que ele aumenta a chances de desenvolver disfunções músculo-esqueléticas. Para corrigir, faça o máximo para manter o celular ou tablet na linha dos olhos, sem forçar tanto a cabeça para baixo.

Postura errada que pode causar dor: trabalhar em pé

Outra postura errada que pode causar dor é passar muitas horas em pé, como é caso de profissões em linhas de montagem. Para se manterem eretas o dia todo, as pessoas acabam forçando a musculatura, causando uma pressão no eixo da coluna vertebral. Assim, a postura permanece em constante tensão, provocando dores não só nas pernas, mas também, na lombar.

Embora esta posição seja a mais correta, o problema se agrava porque para aliviar o cansaço, é comum que os indivíduos alternem o peso do corpo sobre os membros inferiores, ora apoiando na perna direita, ora na perna esquerda. É aí que toda a cadeia perde a sua harmonia e sai prejudicada. Para contornar essa situação, a recomendação é praticar atividades físicas para fortalecer toda a musculatura corporal a fim de suportar o trabalho. Além disso, é importante fazer algumas pausas ao longo do dia, ainda que pequenas, para descansar. Isso evita a pressão assimétrica e não sobrecarrega todo o peso do corpo na lombar.

Postura errada que pode causar dor: trabalhar sentado

Enquanto passar longas horas de trabalho em pé figura na lista das posturas erradas que podem causar dor, o contrário também é prejudicial. Quem passa muito tempo sentado também pode sofrer sérias consequências, pois a posição é um dos principais fatores para originar alterações posturais e no ângulo do quadril. Por isso, a sugestão é sempre se sentar de forma correta, observando a postura.  Bumbum próximo ao encosto, costas apoiadas e pés completamente apoiados no chão para ajudar na sustentação.

Outra boa dica é realizar intervalos ao longo do dia para ficar em pé e fazer uma leve caminhada. Uma boa desculpa para se levantar e buscar um copo de água, por exemplo. É importante também fazer um pequeno alongamento para aliviar as tensões e ajudar na manutenção postural.

Sente dores por conta de má postura? Entre em contato conosco pelos telefones (11) 2251-6582 e (11) 99868-6515 (WhatsApp) ou agende sua consulta online e se livre do problema!