posturologia

Posturologia: qual a importância de cada captor postural?

A posturologia é definida como o estudo do sistema postural, ou seja, o sistema responsável por garantir o equilíbrio do corpo e conferir noções espaciais. Ela é muito importante, pois exerce uma função fundamental na execução dos movimentos corporais.

O sistema postural depende de uma série de fatores, cada um com suas particularidades, tais como neuropsicológicas, sensoriais e biomecânicas.

Em seguida, o texto traz considerações sobre alguns dos principais captores do corpo e a sua importância. Logo após, aborda-se melhor a relação dessa área com a osteopatia. Acompanhe.

Captores do corpo humano

O corpo humano, na realidade, é um verdadeiro sistema integrado. Para que tudo funcione bem, os captores, que têm a função de cuidar da regulação corporal, também precisam estar bem regulados.

Captor podal

O captor podal (dos pés) é um dos mais importantes elementos do sistema postural. Não importa a situação, ele sempre intervém quando existe desequilíbrio postural.

Qualquer irregularidade, assimetria ou deformação nos pés afetará a região acima, pois será preciso certo nível e adaptação do sistema postural.

Captor ocular

Juntamente com o captor podal, o ocular ocupa um importante papel dentro da posturologia, principalmente pela sua relevância na relação do corpo com os objetos ao seu redor.

O olho depende de 6 músculos para que o campo de visão seja usado em sua totalidade. Entretanto, se algum deles apresentar problema ou variar os níveis de tensão (heteroforias) será necessário usar outros músculos, como os do pescoço e da cabeça, para que o campo de visão seja compensado, resultando em mais trabalho físico.

Captor vestíbulo coclear

O órgão vestibular está localizado no ouvido interno. A audição e o equilíbrio são possíveis por meio de uma complexa interligação entre vários órgãos. Nesse captor se encontra o famoso labirinto (sistema vestibular). Seu funcionamento incorreto acarreta uma série de dificuldades (tontura, falta de noção do ambiente, etc.) para a pessoa, uma vez que se trata do equilíbrio do corpo.

Captor manducatório

O sistema manducatório envolve uma série de estruturas, como os ossos do pescoço, face, crânio e dentes. Ele é um ponto chave para as correções posturais e sempre deve ser considerado dentro da osteopatia, assim como os demais.

Perturbações nesse sistema podem provocar anormalidades nas áreas crânio-cervicais. Condições como torcicolo, tensão na musculatura dos ombros e dor de cabeça podem ter relação com uma oclusão irregular, por exemplo.

Relação da osteopatia com a posturologia

Uma posição viciosa estática afeta significativamente a função estrutural do corpo humano. Ainda assim, profissionais com uma abordagem clássica tendem a negligenciar esse aspecto.

Dessa forma, a posturologia e a osteopatia têm ganhado espaço, especialmente pelos resultados positivos obtidos no diagnóstico correto e no tratamento de condições posturais.

De uma forma geral, os traumas são os principais causadores das disfunções osteopáticas. Não havendo trauma, os captores sensoriais (portas de entrada), podem ser os principais responsáveis pelo problema — um indivíduo que tem uma posição viciosa estática, aumenta suas chances de desenvolver lesões crônicas, por exemplo.

Para que o corpo funcione perfeitamente bem, é preciso que ele esteja bem equilibrado e utilize a quantidade adequada de esforço muscular. Dessa maneira, a posturologia e a osteopatia, fazendo uso de suas particularidades de conhecimento, são recursos fundamentais para garantir o uso correto e eficiente dos músculos, corrigir problemas posturais e conferir mais saúde e força para a vida cotidiana.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp