Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
5 benefícios da posturologia

Com a evolução da medicina, foram desenvolvidas diversas novas técnicas de terapia manual, como a posturologia, por exemplo. Esse método estuda a relação entre doenças crônicas e a postura do indivíduo, produzindo, assim, diversos benefícios.

Você já ouviu falar nessa terapia? Neste texto você conhecerá mais sobre ela, entenderá como funciona e quais são as vantagens de realizá-la.

O que é a posturologia?

É uma técnica francesa de terapia manual que tem se expandido pelo Brasil. Ela atua na investigação do desequilíbrio postural, bem como na maneira que ele exerce influência sobre o corpo.

O corpo humano funciona em harmonia biomecânica. De forma simplificada, o cérebro percebe o volume, a forma do corpo e a posição que ocupa no espaço. Assim, quando ocorre a quebra dessa harmonia, podem surgir diversos problemas.

A posturologia baseia-se na reprogramação postural do indivíduo, prevenindo doenças associadas às disfunções posturais.

Os princípios desse método estão fundamentados em interrogar o indivíduo, examiná-lo, realizar o diagnóstico e tratar as causas do problema.

Como funciona?

O tratamento baseado nesse método de terapêutico se inicia pela análise da postura do indivíduo e do seu eixo gravitacional. Dessa forma, há uma busca por desarmonias entre as articulações dos pés, tornozelos, joelhos, quadril, coluna vertebral e a posição mandibular.

Posteriormente, o foco está em verificar como estão distribuídas as cargas do corpo e como a musculatura está sendo exigida para manter a postura. Depois de toda a análise, são iniciados os exercícios de correção.

Quais os benefícios do tratamento?

O principal benefício é o reequilíbrio postural, alcançado por meio da correção das disfunções. Entretanto, existem outras vantagens que você precisa conhecer. São elas:

  1. Avaliação integral do indivíduo: para entender as causas do desequilíbrio postural, é preciso avaliar o indivíduo de forma integral. Dessa maneira, podem ser descobertas diversas disfunções.
  2. Equipe multidisciplinar: em consequência da necessidade de avaliar o corpo do indivíduo de forma integral, será preciso reunir diversas especialidades para obter um diagnóstico. Geralmente, a equipe contém especialistas em osteopatia, odontologia, oftalmologia, fonoaudiologia, fisioterapia, clínica geral, ortopedia e fisiatria.
  3. Tratamento de vários problemas: durante o tratamento, várias disfunções podem ser descobertas. As mais comuns são tensão muscular, dor de cabeça, artrose, problemas na coluna, dor plantar, esporão calcâneo e fascite.
  4. Prevenção de lesões: esse é um benefício que faz com que a posturologia seja realizada por muitos atletas de alto rendimento. O ajuste biomecânico e dos captores ajuda a identificar os fatores que causam lesões, dor e desconforto;
  5. Correção da pisada: uma das análises realizadas durante o tratamento é forma como o indivíduo pisa. Caso seja necessário, será indicado o uso de palmilhas posturais que promovem o alinhamento da postura e da pisada.

A posturologia é uma terapia preventiva e curativa. Buscar este método de diagnóstico é fundamental no descoberta precoce do desequilíbrio postural, prevenindo o aparecimento de doenças ou a sua evolução.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.