Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
4 benefícios da posturologia

Você já ouviu falar sobre posturologia? Provavelmente, a primeira ideia que veio à sua mente foi algo relacionado à postura. Exatamente isso! Ela estuda a relação entre doenças crônicas e a postura do corpo. O objetivo é compreender as causas dos desequilíbrios que afetam a postura corporal, e não apenas os sintomas. Avalia o corpo como uma estrutura integrada. Por essa razão, o método abrange conhecimentos de várias áreas da medicina, como ortopedia, fisioterapia, fisiatria, odontologia, clínica geral, dentre outras.

4 benefícios da posturologia

Diagnóstico mais abrangente

Um dos benefícios mais importantes da posturologia é a avaliação completa do paciente, ou seja, para entender o que causa o desequilíbrio postural e, em consequência disso, várias doenças ósseas, o posturologo analisa os captores de equilíbrio, como os olhos e os pés. São eles que enviam as informações ao sistema nervoso. A partir dos resultados desses exames, é possível compreender as adaptações que o corpo sofreu para manter o equilíbrio. Essas adaptações causam prejuízos às estruturas do esqueleto, como ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos. O desequilíbrio corporal pode ter como causas bruxismo (ranger dos dentes), problemas auditivos como o zumbido, dislexia, além de doenças ósseas, principalmente aquelas que afetam coluna, quadril, joelhos e pés.

Tratamento multidisciplinar

Sendo o diagnóstico mais abrangente, envolvendo várias especialidades, o tratamento preconizado pela posturologia também é multidisciplinar. Por exemplo: um problema postural pode ter origem em alguma disfunção da mandíbula. Por não ter sido tratado no tempo certo, evoluiu, levou ao desequilíbrio postural e, no fim, a problemas na coluna. Ou seja, é necessário resolver o problema da mandíbula, em conjunto com o dentista, e, ao mesmo, iniciar a reprogramação postural, conduzida por ortopedista e fisioterapeuta, por exemplo. Também existem palmilhas específicas para a correção postural. Elas possuem microprocessadores que auxiliam a corrigir a musculatura do corpo a partir de estímulos emitidos através dos pés.

Prevenção de doenças relacionadas à postura

Com o diagnóstico precoce da estrutura corporal, como o peso do corpo está distribuído e se existe harmonia entre os captores de equilíbrio, é possível prevenir doenças ou impedir o avanço de algum problema. As disfunções dos olhos e dos pés são as principais causas de problemas posturais. Portanto, o uso de palmilhas especiais, para equilibrar a cadeia de músculos, e exercícios específicos para os músculos oculares podem prevenir doenças que têm origem no desequilíbrio da postura.

Mais saúde e bem-estar

A reprogramação postural proporciona melhoria significativa à qualidade de vida do paciente. O equilíbrio postural alivia as dores no corpo, estabiliza a coluna, fortalece a musculatura e aumenta a disposição para fazer as atividades do dia. Ao corrigir a postura mais cedo, é possível evitar as dores no corpo e várias doenças ósseas causadas pelo estresse de estruturas importantes do esqueleto. Então, por que esperar os problemas aparecerem? O ideal é fazer a consulta com um especialista em posturologia, a fim de prevenir os problemas ou iniciar o tratamento de doenças preexistentes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisioterapeuta osteopata em São Paulo!