A prática ortomolecular é uma área da medicina alternativa por meio do qual as terapias são focadas no combate às alterações do organismo a nível celular. Com a nutrição, ocorre o mesmo.
A prática busca tratar as doenças por meio da investigação, assim como na medicina tradicional. A diferença é que a especialidade utiliza métodos de tratamentos diferentes, focando no desequilíbrio das funções celulares. Antes de explicarmos com mais detalhes como isso acontece, vamos contextualizar a prática ortomolecular.
O químico Linus Pauling foi quem utilizou a palavra ortomolecular pela primeira vez, ainda na década de 1960. No entanto, naquele período ele se dedicava ao tratamento de doenças psiquiátricas. A junção de “orto” (correto) e “molecular” é compreendida, desde então, como “a quantidade certa de moléculas”.
Simplificando, a técnica tem como objetivo analisar as deficiências nutricionais do organismo de cada indivíduo, bem como as substâncias que estão em excesso e a presença de elementos tóxicos no corpo. Esta é uma terapia complementar à medicina tradicional, que contribui para a prevenção e tratamento de doenças pré-existentes no paciente.
Diferentemente do que acontece com a nutrição tradicional, durante uma consulta de nutrição ortomolecular o especialista irá solicitar exames completos, antes de elaborar uma dieta personalizada. Como a especialidade visa o equilíbrio do organismo, com a reposição de vitaminas e minerais, é essencial a realização de exames de cabelo, sangue e urina, por exemplo.
Com o resultado dos exames em mãos, o especialista elabora uma dieta personalizada com base nas necessidades do organismo de cada paciente.
Quer saber como isso acontece? Continue a leitura!
Benefícios da prática ortomolecular para a saúde
São diversos os benefícios da nutrição com prática ortomolecular para o organismo. Alguns deles são:
- melhorar o rendimento metabólico;
- otimizar o tempo de recuperação do paciente;
- melhorar o desempenho das células.
A nutrição com prática ortomolecular visa combater os radicais livres presentes no organismo e que prejudicam o desempenho normal das células. Por isso, geralmente, as dietas são focadas em alimentos e suplementos antioxidantes, que combatem esses elementos e impedem a oxidação das células. Com isso, previne-se o desenvolvimento de diversas doenças, inclusive o câncer.
O envelhecimento também é combatido, já que este é um processo que pode ser acelerado pela presença de radicais livres no organismo.
Outros benefícios estão relacionados à prevenção e tratamento de:
- dores;
- artrite reumatoide;
- problemas cardiovasculares;
- bronquite;
- depressão;
- falta de vitalidade;
- osteoporose;
- enxaqueca;
- obesidade;
- alergias;
- TPM.
Quer saber mais sobre a prática ortomolecular? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.
- Nutricionista Esportiva e Ortomolecular – http://localhost/osteopatia//nutricao/