Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
É possível prevenir a artrose?

Conhecida também como “osteoartrite”, a artrose consiste em uma enfermidade que atinge as articulações. A atuação dessa doença faz com que a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos se torne desgastada. Além disso, ela também afeta outros pontos, tais como tendões e ligamentos, e ainda atua reduz o líquido sinovial. Este último, inclusive, é um importante lubrificante das articulações. Sem ele, a capacidade de locomoção se torna mais difícil e dolorosa.

Entre os principais sintomas da artrose, estão a sensação de desconforto, inchaço e também uma maior limitação de movimentos, o que promove dificuldades no dia a dia.

É importante destacar, ainda, que a artrose pode ser classificada em dois tipos: primária e secundária. As causas da artrose primária estão relacionadas à utilização demasiada das articulações e também ao processo de envelhecimento natural. Com a passagem dos anos, o líquido sinovial é reduzido, o que gera dores e inchaços.

Já a artrose secundária é resultante de enfermidades que o paciente já possua, tais como a gota, diabete, excesso de peso, entre outras. Lesões sucessivas também podem provocar, posteriormente, o surgimento dessa patologia.

A osteopatia como forma de prevenção e tratamento da artrose

Antes de abordar esse tópico, vamos adiantar a resposta: sim, é possível lançar mão de medidas para prevenir a artrose. Apesar de atualmente acometer várias pessoas, essa doença pode ser devidamente evitada, além de tratada. Hoje, uma das técnicas mais efetivas de prevenção do problema é a osteopatia.

A osteopatia consiste em um tipo de tratamento que não é focado na doença propriamente dita, mas sim no paciente. Ou seja, na osteopatia, o organismo humano é visto como um todo, e o bom funcionamento de cada elemento, cada órgão, é responsável por propiciar uma vida mais saudável.

Originada nos Estados Unidos pelos estudos do médico Andrew Taylor Still, a osteopatia faz uso de uma série de técnicas terapêuticas manuais, proporcionando bem-estar para o paciente e fortalecendo músculos e articulações, bem como eliminando a sensação de dor.

Devido a essa visão geral e holística a respeito do corpo humano, doenças como a artrose podem ser prevenidas graças a osteopatia. É uma técnica de tratamento alternativo, que está focada em sanar as dores nas costas, ombros, pescoço e outras articulações.

Vale lembrar que a metodologia é dividida em diferentes grupos, como a Osteopatia Estrutural, Visceral, Cranial e outras classificações. Cada uma delas compreende partes específicas do corpo. A Osteopatia Estrutural, por exemplo, se ocupa em tratar dos transtornos nos tecidos ósseos, musculares, tendões e articulações.

Se a osteopatia oferece possibilidades promissoras de prevenção da artrose, outros fatores cotidianos auxiliam no processo: é possível reforçar a prevenção levando uma vida saudável, evitando o tabagismo, o excesso de bebidas alcoólicas e mantendo o peso corporal ideal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisioterapeuta osteopata em São Paulo!