Como funciona a reabilitação esportiva
reabilitação esportiva

Se você pensa que a reabilitação esportiva é algo voltado apenas para atletas profissionais e de alto rendimento, está enganado. Ao conhecer profundamente como ela funciona, você poderá verificar que qualquer pessoa que deseja melhorar sua capacidade física pode aproveitar os seus benefícios.

É claro que esse é o principal público-alvo desse segmento, mas dentro do universo da osteopatia, a reabilitação esportiva também pode ser vista como uma necessidade geral, já que engloba também conceitos de prevenção de possíveis lesões e fortalecimento do organismo como um todo.

Ficou curioso? Neste artigo, você vai aprender tudo a respeito da reabilitação esportiva e descobrir se ela pode fazer parte da sua vida também.

O que é reabilitação esportiva?

De forma geral, quem mais procura por esse tipo de solução são mesmo os atletas profissionais e de alto rendimento. Depois de sofrerem alguma lesão ou passarem por um período afastados da prática de exercícios, esses atletas precisam encontrar novas formas de recuperar o mesmo grau de performance com o corpo.

E como a reabilitação esportiva funciona?

O trabalho requer muita determinação e, de preferência, uma equipe multidisciplinar de profissionais, assegurando que o atleta vivencie diversas soluções com o objetivo de recuperar sua forma física.

Entre as soluções, além de treinos específicos e medidos com o máximo de cuidado, podem ser aplicadas atividades diferenciadas, como a fisioterapia e o pilates, além de exercícios funcionais que visam fortalecer o organismo do atleta em reabilitação. Além de recuperar o tempo perdido e a forma de antes, a reabilitação também busca dotar o atleta com novas capacidades físicas, melhorando seu desempenho.

Porém, o que pouca gente sabe é que dentro desse processo também deve haver um foco na prevenção de possíveis lesões, fortalecendo músculos, tendões, tecidos e inclusive ossos. É aí que a osteopatia também representa um papel de grande importância nesse universo. A área avalia com cuidado todo o organismo do atleta a fim de garantir mais harmonia e equilíbrio.

Somente dessa forma é possível devolver ao atleta a mesma força e a capacidade que antes existiam, além de garantir que seja possível alcançar patamares ainda mais altos, evitando futuras lesões.

Podemos dizer, portanto, que a reabilitação esportiva pode ser dividida em fases, sendo que na primeira se busca o tratamento e a recuperação da forma física, enquanto em um segundo momento, o objetivo é fortalecer a mente do atleta, em um equilíbrio completo.

A reabilitação física é um trabalho em conjunto, completo e harmonizado, podendo, inclusive, envolver a psicologia. Nesse sentido é que a reabilitação esportiva não deve ser vista somente como uma solução para atletas de alto rendimento. Ela pode igualmente ser aplicada, em diferentes níveis, para qualquer tipo de pessoa que pratique atividades físicas e que tenha sofrido, ou sofra, algum tipo de lesão ou trauma.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.