A síndrome do túnel carpal é uma das doenças ortopédicas de maior incidência na população, afetando, principalmente, as mulheres na faixa etária de 30 a 60 anos. Esse problema acomete a região do túnel do carpo, localizada entre o punho e a mão.
Você já ouviu falar nessa síndrome? Leia este texto e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
O que é a síndrome do túnel carpal?
Essa síndrome é uma neuropatia periférica resultante da compressão do nervo mediano no túnel do carpo. Quando há um aumento da pressão dentro desse túnel, o nervo é comprimido. Dentro do túnel do carpo, estão os ossos e ligamentos responsáveis pela movimentação do punho.
O que causa essa síndrome?
Apesar dos estudos, ainda não é possível afirmar quais são os fatores determinantes para causar a síndrome do túnel carpal. No entanto, é possível afirmar que os quadros de lesão do esforço repetitivo (LER) são potenciais causadores do problema.
A LER tem como principais causas a realização contínua de atividades manuais, como o uso de computadores, e a prática de tocar algum instrumento musical. Também são conhecidas outras causas para a síndrome, por exemplo:
- traumáticas decorrentes de alguma queda ou fratura;
- inflamatórias, como a artrite reumatoide;
- hormonais, como a gravidez e a menopausa;
- medicamentosas;
- presença de tumores;
- diabetes mellitus.
Como a alteração pode ser diagnosticada?
Existem 2 testes que, reconhecidamente, podem auxiliar no diagnóstico da síndrome: o de phalen e o de tinel. O teste de phalen consiste em permanecer com o punho dobrado por 1 minuto. Dessa forma, há o aumento da pressão dentro do túnel e, consequentemente, a compressão do nervo. Se houver dor, o quadro é confirmado.
O teste de tinel é realizado por meio da percussão sobre o nervo mediano no punho. Se houver o comprometimento do nervo, o paciente terá a sensação de choque e formigamento. Existem casos em que a eletroneuromiografia também é solicitada para auxiliar no diagnóstico.
Quais são os sintomas?
A dor causada pela síndrome do túnel do carpo costuma ser pior durante a noite, sendo irradiada para o braço ou o ombro. Em casos graves, a fraqueza muscular faz com que o paciente tenha dificuldade em segurar um copo ou até em amarrar os sapatos.
Os principais sintomas da doença são:
- sensação de dormência ou de formigamento na palma da mão;
- fraqueza nas mãos;
- desgaste muscular do polegar;
- dificuldade em carregar bolsas;
- irradiação da dor para o cotovelo;
- dormência do polegar e dos 2 dedos seguintes em uma ou nas 2 mãos;
- problemas de coordenação dos dedos.
Agora você já conhece os principais pontos sobre a síndrome do túnel carpal.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.