7 sintomas da artrose

A artrose, também chamada de osteoartrose ou osteoartrite, é uma doença crônica degenerativa que afeta as articulações, prejudicando, principalmente, a cartilagem que protege as extremidades dos ossos. Ela pode atacar qualquer parte do corpo, mas é mais comum nas mãos, joelhos, quadris e coluna.

A faixa etária que mais sofre com a osteoartrose é a terceira idade, mas isso não significa que todos os mais jovens estejam livres. Há alguns fatores de risco que devem ser considerados, além do envelhecimento, ainda que ele seja a principal causa.

Pessoas que já sofrem com deformidades ósseas, outros tipos de lesões nas articulações, obesidade, diabetes, gota, hipotireoidismo ou que trabalham em profissões que exigem muito de determinadas articulações, podem também desenvolver a doença.

Não há cura, e ela tende a piorar com o tempo, mas o tratamento adequado pode retardar significativamente a progressão e aliviar os sintomas. Entre os tratamentos mais eficazes, estão o uso de medicamentos para controle da dor, a fisioterapia e a osteopatia. Portanto, descobrir o problema precocemente aumenta muito as chances de melhora no quadro.

Confira os sintomas da artrose

1. Dor

O sintoma mais comum e mais provável de ocorrer é sempre a dor nas articulações afetadas. Além de ser percebida na região específica, ela pode piorar de noite, depois de um dia inteiro de esforço.

1. Inchaço

Acompanha a dor, também na área afetada.

1. Calor

Da mesma forma, o calor pode ser sentido na articulação dolorida.

1. Rigidez

A rigidez articular acomete as articulações, principalmente depois de após períodos longos de inatividade, como depois de permanecer deitado ou sentado por muito tempo.

1. Rangidos

Pode não ser tão facilmente identificável, mas não é incomum que surja a sensação e/ou o ruído de rangidos na articulação.

1. Movimentos limitados

Seja pela dor, pela junção dos outros sintomas ou por ser um sintoma por si só, a limitação de movimentos é comum na osteoartrite.

1. Desvios e nódulos

No caso de muito tempo sem tratamento, é possível que algumas articulações apresentem desvios. É mais provável no caso dos joelhos em pessoas obesas, que formam um X (quando as pernas desviam para dentro) ou as chamadas “pernas de alicate” (quando é as pernas se desviam para fora). Nas mãos, podem surgir nódulos nos dedos, causando certa deformidade.

É importante frisar que a frequência e intensidade de todos os sintomas é extremamente variável de paciente para paciente. Eles podem ser intermitentes, com pausas de meses ou até anos entre as crises. Podem ser fortes e debilitantes para algumas pessoas, enquanto outras podem não apresentar sintoma algum, mesmo com o diagnóstico confirmado da doença.

Além dos desvios e nódulos, outras complicações podem surgir do não tratamento da artrose. Além do mais, o tratamento pode devolver a qualidade de vida ao paciente  – como é o caso da osteopatia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.