A tendinite é uma inflamação de um ou mais tendões. Os tendões são fibras resistentes que se encontram entre os músculos e o osso. Eles estão presentes em todas as partes dobráveis do corpo. Quando se inflamam, por algum motivo, causam a tendinite. Esse problema é bastante comum e costuma atingir principalmente os ombros, braços e punhos.
O problema se manifesta por meio de dor e inchaço no local afetado. É comum também o paciente relatar dificuldade de realizar alguns movimentos simples, além da possibilidade de perda de força localizada. A tendinite tem cura, mas quando está em um estágio mais grave o tratamento pode ser mais difícil.
Causas da tendinite
A tendinite pode ter duas causas: a mecânica e a química. A mecânica é provocada pela realização de movimentos e de esforços prolongados, contínuos e repetitivos sobre o tendão. A causa química acontece devido a fatores e reações bioquímicas internas do corpo, como a alimentação incorreta e a produção e liberação de substâncias tóxicas pelo organismo, além da falta de drenagem adequada, o que gera a desidratação dos músculos e dos tendões.
Além disso, pacientes que apresentam sobrepeso, obesidade ou têm uma musculatura fraca e pouco trabalhada também podem desenvolver a tendinite com mais facilidade.
Assim, as principais causas de tendinite englobam:
- falta de alongamento e flexibilidade de algum grupo muscular;
- falta de aquecimento antes da prática de atividades físicas;
- excesso de movimentos repetitivos, tanto no trabalho quanto em exercícios;
- neuropatias que conduzem a alterações musculares;
- alterações na estabilidade das articulações;
- alterações na postura corporal;
- sobrecarga nos treinamentos;
- uso de calçados inadequados;
- doenças autoimunes;
- traumatismos;
- estresse.
Os sintomas da tendinite irão variar de acordo com o local da inflamação e o grau de avanço da doença. Os principais são:
- Dor no tendão que pode irradiar para a musculatura do entorno e que se torna mais forte conforme a área acometida é movimentada;
- Inchaço na região afetada;
- Vermelhidão e calor na área acometida;
- Aparecimento de um caroço por toda a região do tendão;
- Diminuição da força;
- Atrofia da musculatura, em casos mais graves;
- Caso haja a ruptura do tendão, é possível sentir uma abertura ao longo dessa linha.
Tratamento da tendinite
A tendinite é diagnosticada a partir de exames e da análise do histórico e estilo de vida do paciente. Ainda podem ser necessários exames de raio X e ressonância magnética para descartar outras condições.
O tratamento da doença envolve o uso de medicamentos, repouso e fisioterapia. A fisioterapia busca o alívio da dor e inflamação do tendão afetado por meio de massagens e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. Com as sessões, o paciente consegue recuperar aos poucos os movimentos e a força nos músculos afetados.
Nos casos mais sérios, o médico poderá indicar uma cirurgia. O procedimento é indicado, principalmente, quando há a deposição de pequenos cristais de cálcio no tendão (tendinite calcária). Neste caso, é preciso fazer uma raspagem no local afetado ou costurar o tendão após um possível rompimento.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.