Como a acupuntura pode atuar no tratamento da rinite?

A acupuntura é uma das técnicas milenares do oriente mais conhecidas e usadas no ocidente. Ela parte do princípio de auxiliar a pessoa a ter uma qualidade de vida melhor trabalhando pontos físicos e mentais. Nos últimos anos ela tem ganhado destaque, principalmente por ajudar no tratamento da rinite, entre outras doenças. A rinite é caracterizada como uma inflamação que afeta a mucosa do nariz e pode ter vários agentes causadores como, por exemplo, reações alérgicas ou uma simples mudança de temperatura. Obstrução do nariz, espirros, coriza, coceira nos olhos, ouvidos, garganta e nariz, assim como alterações no olfato, são alguns dos sinais mais recorrentes dessa doença.

Medicina oriental no tratamento da rinite

Tanto no caso da rinite alérgica quanto na vasomotora (quando a mucosa nasal reage a uma situação de mudança de temperatura), a acupuntura mostra-se um importante recurso que pode ser usado com o intuito de diminuir os sintomas e a melhorar o desconforto causado pela doença. Essa técnica oriental atua no controle dos processos que causam a inflamação e que agridem a mucosa nasal. Dessa forma, consegue promover diminuição da sensibilidade, garantindo à pessoa uma recuperação melhor e mais facilidade para respirar. Além disso, eleva o nível de resistência imunológica, evitando que o indivíduo desenvolva algum tipo de reação.

Sessões necessárias

A quantidade de sessões é algo a ser avaliado em uma conversa com o profissional. Elas variam de caso a caso, mas é muito comum que, no caso de rinite aguda, a acupuntura ocorra com mais frequência. O número de sessões vai diminuindo, conforme ocorra a remissão da doença. Dentre as principais vantagens de se fazer uso da acupuntura para o tratamento da rinite está o fato de que a necessidade de medicamentos é bem menor. Além disso, as crises diminuem e, quando ocorrem, são controladas de maneira mais eficiente e rápida do que quando tratadas apenas por meio de medicamentos. Há outros benefícios. Algo muito comum na medicina milenar oriental é o uso de técnicas que atuam sobre vários aspectos do corpo. Com a acupuntura, isso não é diferente, pois além de contribuir para o tratamento da rinite, ela ajuda a harmonizar emocionalmente o indivíduo, garantindo mais saúde e disposição, tanto física quanto mentalmente. No que diz respeito ao período de tratamento para a rinite alérgica, é recomendado que seja iniciado, no mínimo, um mês antes da época em que a pessoa é mais afetada. Dessa forma, é possível preparar o corpo com antecedência, garantindo uma proteção maior.

Acupuntura e asma

Outra doença em que a acupuntura tem se mostrado uma técnica de grande apoio é a asma. Existem estudos que já evidenciaram a melhora de uma série de sintomas nos indivíduos que sofrem com a condição como, por exemplo, menos tosse e chiado no peito e melhora na falta de ar. Há, inclusive, trabalhos que apontam uma relativa melhora do estado das células inflamadas do pulmão. Por fim, para obter todos os benefícios da acupuntura, a dica é procurar um profissional capacitado e experiente. Assim, os resultados serão eficazes. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.