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Os principais cuidados nutricionais que os vegetarianos devem tomar

As dietas vegetarianas têm conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo, inclusive no Brasil, por motivos dos mais variados, que vão desde cuidados com o corpo ou pela preocupação com a causa animal, que indica às pessoas não utilizar os animais como fonte de alimentos.

No entanto, as mudanças feitas na dieta pelos vegetarianos podem afetar o organismo de maneira drástica, pois os alimentos de fonte animal possuem uma grande variedade de nutrientes importantes ao corpo, que devem ser observados para que sejam supridos pela ingestão dos alimentos certos no caso da dieta vegetariana.

Confira a seguir os principais nutrientes que os vegetarianos devem ter cuidado para consumir em quantidades satisfatórias em sua dieta:

Vitamina B12

A vitamina B12 é uma das principais causas de preocupação para os vegetarianos, pois ela é encontrada apenas nos alimentos de origem animal. As principais fontes de vitamina B12 são as carnes, leite e ovos, não estando assim disponíveis nos alimentos básicos da dieta vegetariana.

Nos alimentos de origem vegetal, apenas algumas variedades de algas fornecem uma pequena quantidade de vitaminas B12, que, apesar disso, não são absorvidas de maneira satisfatória pelo corpo.

Desta maneira, é indicado aos vegetarianos que procurem um suplemento vitamínico que reponha as quantidades de vitamina B12 no organismo. Estes suplementos estão disponíveis em forma de cápsulas ou injeções, mas devem ser recomendados por um nutricionista ou profissional capacitado.

Ômega 3

A principal fonte de ômega 3 são os peixes, que possuem este óleo em uma quantidade muito satisfatória ao organismo. Desta forma, na dieta vegetariana, o ômega 3 pode ser consumido em quantidades muito menores pelo fato de não incluir os pescados.

No entanto, a substituição não é tão complicada para a dieta vegetariana, pois alimentos como chia e linhaça possuem boas quantidades de ômega 3. Duas colheres de um destes alimentos são suficientes para suprir a quantidade de ômega 3 no organismo.

Estas sementes possuem ainda a opção de serem adicionadas em sucos ou vitaminas. Neste caso, a absorção do ômega 3 é ainda mais rápida, devido às sementes serem batidas, contribuindo para que esta gordura seja liberada diretamente nos alimentos.

Proteínas

A proteína é um dos principais nutrientes associados aos alimentos de origem animal, pois as carnes são a principal fonte de proteínas para o organismo humano, contendo ainda os demais aminoácidos necessários para sua absorção.

Porém, apesar das carnes serem imediatamente associadas como fonte de proteínas, os alimentos de origem vegetal presentes na dieta vegetariana podem muito bem suprir esta necessidade.

No entanto, é importante que haja um consumo bastante variado de alimentos, para que os valores de proteína fornecidos por meio de legumes e vegetais sejam suficientes para o organismo.

Este consumo, ao contrário do que se pode imaginar, não é difícil, pois mesmo o arroz e feijão comuns no cotidiano possuem boas quantidades de proteínas, que, associadas ao consumo de legumes e vegetais, podem substituir as carnes satisfatoriamente.

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