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A importância do pilates no tratamento da bursite

A bursite é um conhecido tipo de inflamação que acomete as bursas. As bursas são pequenas bolsas com líquido que envolvem as articulações cuja função é diminuir os efeitos dos impactos, amortecendo os movimentos entre ossos, tecidos musculares e tendões. É uma problema muito comum. A maioria das ocorrências afeta os ombros, tornozelos, cotovelos, quadris e joelhos. Os principais sintomas da bursite são limitação nos movimentos, inchaço e dor.

Como o pilates pode ajudar

O pilates envolve uma série de exercícios específicos que trabalham todo o corpo com o principal objetivo de promover a reeducação, a integração, bem como o desenvolvimento do corpo em equilíbrio com a mente. A importância do pilates para o tratamento da bursite e de uma série de outras condições reside no fato de que é um método completo. Ou seja, o indivíduo trabalha o seu condicionamento físico, equilíbrio, estabilidade, força e postura ao mesmo tempo em que busca aliviar as tensões e diminuir o estresse. Em resumo, a pessoa passa a conhecer seu próprio corpo e a conhecer seus limites. A bursite surge devido a uma série de ações e comportamentos descuidados e prejudiciais para o corpo. Por exemplo, ficar sentado por longos períodos, ficar ajoelhado ou apoiar-se nos cotovelos também de forma inadequada. Dessa forma, é o uso ortopédico e incorreto das articulações que provoca a bursite e vários outros problemas nas articulações. Nesse sentido, o pilates se mostra como um recurso essencial para ajudar o indivíduo a obter o equilíbrio de suas forças corporais. Também ajuda a fortalecer o centro do corpo e trabalhar as mais diferentes musculaturas e articulações. Isso tudo permite, então, evitar a bursite ou ter um processo de tratamento e recuperação mais eficiente e rápido.

Benefícios do pilates na prevenção e no tratamento da bursite

Alguns dos principais benefícios do pilates para prevenir, acelerar o tratamento e garantir uma recuperação mais eficiente, não somente para a bursite, mas também para uma série de outros problemas físicos são:
  • Melhora a lubrificação das articulações, ajudando a diminuir o impacto e a rigidez. Isso garante mais estabilidade e flexibilidade para os movimentos.
  • Ajuda na redução do estresse e da tensão corporal.
  • Desenvolve a consciência corporal do indivíduo, fazendo com que ele tenha mais atenção ao seu corpo, mais controle e harmonia nos movimentos, ajudando a prevenir condições causadas por exageros e posturas erradas.
  • Além de melhorar a qualidade dos movimentos, o pilates promove o realinhamento corporal. Dessa forma, a pessoa passa a ficar menos vulnerável a dor, a lesões e a inflamações.
  • Faz com que o corpo trabalhe de forma completa. Com isso, melhora as conexões cerebrais, o que ajuda na precisão dos movimentos e no equilíbrio das tensões musculares.
  • Contribui para aliviar a dor muscular, pois ajuda o organismo a eliminar toxinas, a aprimorar o metabolismo e a relaxar os músculos.
  • Melhora a mobilidade, flexibilidade e estabilização, promovendo maior domínio sobre o corpo.

Conclusão

Por fim, o pilates é um método que oferece excelentes resultados ao praticante, especialmente no que diz respeito ao controle, cuidados e prevenção de lesões nas articulações. Por ser um método completo e sem impacto, torna-se um dos melhores recursos para tratar a bursite e garantir que o corpo fique menos vulnerável a problemas desse tipo. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.