Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
7 benefícios do pilates para crianças

Correr, brincar na rua, subir em árvores. Com a violência e a rotina corrida dos pais, muitas crianças já não estão aproveitando a infância como antigamente. E, os prejuízos vão além de uma oportunidade melhor de aproveitar o período: muitas crianças estão desenvolvendo sobrepeso, postura desalinhada e desânimo. 

O corpo da criança está em fase de crescimento e todas as atividades que não são propícias para essa fase da vida podem acarretar em sérios problemas. Nesse caso, o pilates ajuda não só a tratar desde cedo, mas a prevenir dores e problemas no futuro.

Benefícios do pilates para as crianças

Os principais benefícios do chamado pilates kids são:

1# Melhora da postura

A prática do pilates na infância auxilia na prevenção de desvios na coluna e no fortalecimento da musculatura das costas. Os exercícios de fortalecimento e flexibilidade ajudam a resolver problemas de descompensação na postura e os alongamentos apoiam o tratamento de atrofiamento.

2# Desenvolvimento da consciência corporal

As atividades do pilates desenvolvem na criança uma maior percepção do próprio corpo e espaço ocupado, promovendo consciência corporal.

3# Melhora da habilidade motora

Com as atividades e aparelhos, o pilates pode ajudar a criança na melhora de algum déficit motor.

4# Aumento da concentração e atenção

O pilates é uma atividade física que exige atenção e concentração para realizar os exercícios proposto. Por isso, a atividade é uma importante aliada na disciplina infantil e no tratamento de déficit de atenção.

5# Previne lesões

O pilates para crianças aumenta a flexibilidade e fortalece os músculos. Crianças flexíveis e fortes estão mais preparadas para esportes e não se machucam tanto quando crianças que não tiveram uma preparação muscular.

6# Evita o surgimento de doenças

Ter o hábito de praticar uma atividade física logo na infância é de extrema importância para o desenvolvimento da criança. Além dos benefícios já falados, a prática do pilates reforça o combate à obesidade e ao sedentarismo.

7# Socialização

O pilates desenvolve a autoestima, a autoconfiança, o que ajuda a interagir com outras crianças e adultos e se integrar com outras atividades como teatro, dança, canto, entre outros tantos realizados em grupos.

Como é realizado o pilates para crianças

As crianças podem iniciar o pilates com quatro anos, desde que em turmas específicas com outras crianças da sua faixa etária. O contato com outras crianças por meio das aulas, esrimula o desenvolvimento de suas habilidades sociais. Respeitando as limitações físicas de acordo com cada criança, não existem contraindicações para a prática de pilates na primeira infância.

Para atrair a atenção dos pequenos, os exercícios são desenvolvidos de forma lúdica e com o udo de acessórios como se fossem brinquedos, tais como: bolas, rolos de espuma, discos de equilíbrio e rotação, rolos de espuma, entre outros. A montagem do ambiente também é feita de forma atrativa, como se fosse um centro de atividades.

Os exercícios progridem respeitando o limite de cada criança. Por isso é sempre importante buscar profissionais qualificados e de preferência que já tenham experiência com crianças para dar aula.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.