microfisioterapia

Benefícios da microfisioterapia no tratamento de doenças autoimunes

A microfisioterapia é uma técnica utilizada tanto para o tratamento quanto para a prevenção de patologias. Além disso, é também muito valorizada pelos excelentes benefícios que oferece, principalmente contra doenças autoimunes.

Neste texto, quero apresentar para você os maravilhosos benefícios da terapia no tratamento desse tipo de doença. Mas, antes, já ouviu falar em microfisioterapia? E em doenças autoimunes? Então, continue a leitura, pois irei responder as suas dúvidas.

O que são doenças autoimunes?

São provocadas pela ação defensiva do sistema imunológico. A principal função desse sistema é propiciar a defesa do organismo contra invasões de vírus, fungos, bactérias, dentre outros.

Porém, em razão de algum distúrbio, o sistema imunológico produz anticorpos para atacar o próprio organismo, como se fossem agentes externos. Existem diversos tipos dessas doenças, sendo as mais conhecidas:

  • esclerose múltipla;
  • diabetes tipo 1;
  • hipotiroidismo;
  • vitiligo;
  • lúpus;
  • psoríase;
  • retocolite ulcerativa;
  • miastenia grave;
  • síndrome de guillain-barré;
  • esclerodermia.

O que é microfisioterapia

A microfisioterapia é uma terapia natural que surgiu na década de 1980 na França. Essa técnica é composta pelos estudos de embriologia, filogenia, ontogenia, imunologia, anatomia e até física quântica.

A terapia pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, tanto para o tratamento preventivo quanto para o curativo. Esse tratamento permite ao terapeuta analisar a origem de uma desordem no corpo.

Sempre que há uma agressão, física ou emocional, que rompa o limite de defesa do organismo, ocorrerá uma alteração na vitalidade do tecido e, consequentemente, uma baixa imunidade a doenças.

O tratamento consiste em sessões de micropalpação, que são os movimentos realizados para analisar o ritmo vital de um tecido. Quando há alguma anomalia, esses movimentos estimulam o tecido para desencadear uma reação reparadora do organismo.

Quais benefícios a microfisioterapia oferece?

Os benefícios variam de acordo com cada caso e estágio da doença. Existem casos em que há a regressão da patologia ou até a cura total. A principal variável que altera o resultado do tratamento é o grau em que as funções das estruturas do organismos foram afetadas.

A microfisioterapia é indicada para o tratamento complementar de muitas doenças autoimunes, tais como esclerose múltipla, diabetes tipo 1, vitiligo, lúpus sistêmico eritematoso, psoríase, dentre outras.

Algumas associações a traumas emocionais são comuns em doenças, como por exemplo:

  • hipotireoidismo está associado ao excesso ou à falta de vontade para executar alguma atividade;
  • esclerose múltipla é associada ao sentimento de paralisia diante de alguma imposição da vida;
  • inflamações têm relação com a resignação ante alguma necessidade de submissão;
  • vitiligo e lúpus podem estar associados à dificuldade de relacionamento.

E, então, achou interessante a técnica de microfisioterapia? Caso você sofra de alguma doença autoimune, procure um fisioterapeuta osteopata. Quem sabe esse tratamento não seja um divisor de águas na sua vida?

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.

Comentários
Osteopatia SP

Posted by Osteopatia SP