Agende V. Mariana Agende Faria Lima
Conheça os benefícios da Osteopatia Craniana

A Osteopatia Craniana é uma técnica que vem sendo procurada cada vez mais. Isso porque, assim como a Osteopatia Corporal, ela pode ser e é, na maioria dos casos, a solução para problemas que incomodam diariamente. Apesar de parecer algo milagroso, é importante ressaltar logo de início que não se trata de milagre.

O princípio é o mesmo da osteopatia convencional, ou seja, tem a finalidade de alinhar e restabelecer o equilíbrio entre as estruturas, neste caso, dos ossos do crânio e da coluna. A sessão dura, aproximadamente, 40 minutos e para cada parte do corpo existe uma técnica específica.

Como funciona o tratamento?

O que é muito importante destacar é que, antes de começar o tratamento, o especialista, ou seja, o fisioterapeuta, precisa conhecer a fundo a história do paciente, realizando alguns exames. Dentre os que podem ser solicitados estão a tomografia e a ressonância magnética, pois eliminam as chances de se tratar de uma doença mais grave.

Após a confirmação de não se tratar de um problema mais sério, o especialista analisa o caso do paciente e aplica as técnicas necessárias. A Osteopatia Craniana é um procedimento indicado não apenas para tratar, mas também para prevenir futuros problemas. Vejamos alguns dos principais benefícios:

  • alívio imediato de dores – sejam elas dores de cabeça, na coluna, nos olhos e dores de ouvido. Ao alinhar as estruturas ósseas do crânio com a coluna, os sofrimentos, causados por conta desses desvios, são aliviados imediatamente, já ao término da primeira sessão;
  • alívio das crises de sinusite – algumas são causadas, justamente, pelo desalinhamento das estruturas. Assim, com equilíbrio restabelecido, elas acontecem com menos frequência e intensidade;
  • alívio de estresse e problemas emocionais – auxilia no tratamento e prevenção de problemas emocionais, como ansiedade e depressão, amenizando, consideravelmente, os níveis de estresse no prazo de uma única sessão;
  • tratamento de hérnia de disco – é possível aliviar as dores e complementar o procedimento. Como tem a finalidade de alinhar os ossos do crânio com a coluna, que é afetada diretamente pela doença, a técnica traz alívio para as dores e, se praticada frequentemente, gera soluções mais rápidas para o tratamento;
  • tratamento preventivo de esforços repetitivos – como dissemos, um dos benefícios da osteopatia craniana é que além de tratar, ela atua na prevenção de futuros problemas, como a conhecida LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.